Motivação

Olá, pessoal!

Esperamos encontrar cada um de vocês bem e, se possível, em casa.

O que é motivação e outras questões relevantes que envolvem esse tema.

Motivação é entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação, aquilo que nos movimenta na busca pela concretização de algum objetivo, uma energia necessária para praticarmos qualquer ação. Cotidianamente, nas mais variadas atividades e obrigações da nossa vida, precisamos desse impulso para que possamos realizá-las.

Apesar de esta definição ser aparentemente simples, esse processo é complexo, pois envolve fenômenos biológicos, emocionais e sociais, e é responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos que levam ao cumprimento de metas e objetivos. Sentir-se motivado é fundamental para o desenvolvimento humano, uma vez que, sem isso, cumprir as tarefas necessárias torna-se mais custoso, especialmente quando para cumpri-las nos deparamos com dificuldades e obstáculos.

Pesquisadores do tema discorrem que a motivação pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Quando uma pessoa age intrinsecamente motivada, pode-se dizer que ela realiza a atividade por iniciativa própria, por interesse ou prazer. Já quando age por motivos extrínsecos, visa receber recompensas externas ou apenas mostrar habilidades.

As teorias mais recentes admitem a individualidade de cada um em relação à motivação. Cada indivíduo faz as coisas por um motivo diferente, e as necessidades que justificam esses motivos mudam ao longo do tempo, sendo que algo que motiva um indivíduo hoje pode não motivá-lo em outro momento.

Assim, as pessoas altamente motivadas são constantemente energizadas pela vontade que possuem de conquistar aquilo que desejam. Isso significa que elas não se importam em passar por momentos e coisas desagradáveis, de enfrentar desafios para conquistar o que almejam. Pessoas motivadas são movidas por metas e desejos e não somente por estímulos externos de recompensa.

Para Deci e Ryan (2000), todos os comportamentos humanos são intencionais, sejam eles autônomos ou controlados, de forma que uma pessoa pode desempenhar uma ação tanto por vontade própria quanto por uma intenção controlada por outra pessoa ou pelo ambiente externo.

Quando as decisões do sujeito são autônomas, elas são chamadas de autodeterminadas, e a experiência de agir autonomamente é denominada autodeterminação. Para que ocorra a motivação autônoma, a pessoa precisa ver sentido pessoal na atividade, não sentir-se pressionado e ser flexível na sua execução. Por outro lado, a motivação controlada existe quando o comportamento é regulado por variáveis externas e, dessa forma, é mais fácil de enfraquecer-se.

Os estudos também sugerem que a motivação depende de nós mesmos, de acordo com nossos objetivos e metas, ou seja, precisamos saber o que queremos e aonde queremos chegar, seja na vida pessoal, no trabalho ou nos estudos, e, a partir disso, traçar o caminho para alcançar esse objetivo.

Pessoas e fatores externos podem nos influenciar, mas os motivos internos para conquistar algo são mais fortes e duradouros para manter-se na tarefa. Em outras palavras, quando nossa motivação se fundamenta em fatores externos, ela é mais vulnerável. Assim, é mais seguro que busquemos nos conectar com o valor interno que aquela atividade apresenta para nós, bem como com o sentido e o significado que ela tem na nossa história pessoal.

A motivação está relacionada à capacidade de resiliência, ou seja, de manter o objetivo apesar dos desafios encontrados. Para desenvolvê-la é importante o exercitar o autoconhecimento e ter em mente quais os seus valores e projeto de vida (aonde você deseja chegar?). Assim, mesmo diante dos inevitáveis obstáculos, as chances de desmotivação serão menores ou o desânimo não durará por tempo prolongado.

É importante também destacar que outra ação que pode contribuir para a manutenção da motivação é buscar analisar os erros e compreendê-los como aprendizagem. Isso implica ter consciência de que momentos de desânimo, desmotivação e erros serão inevitáveis, porém, diante deles, deve-se procurar avaliar os comportamentos que podem ser ajustados e retomar o caminho com foco e confiança.

Continue cuidando-se, pois a vida continua..

Referências:

ALMEIDA, D. M. S. ; RUFINI, S. E. A motivação para aprender no ensino superior. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA REGIÃO SUL, XI, 2012.

Os Segredos da Motivação – Fran Christy.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *