Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente a todos os integrantes da Fundação Teodomiro Santiago por terem me ajudado na realização de um grande sonho.
No ano de 2017, recebi um convite para estudar sobre o funcionamento do detector CMS, localizado no CERN – Suíça/ França, o intuito principal da visita era aprender mais sobre a parte eletrônica dos subdetectores, detectores e também estreitar laços entre a Unifei e o Centro de Pesquisas Europeu. Desde então, comecei minha busca por patrocinadores interessados em me ajudar a concretizar esse objetivo, a busca não foi fácil, mas após alguns dias recebi a noticia de que a FTS estaria pronta para me ajudar.
Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal , quando sai do Brasil tinha certeza de que voltaria com respostas sobre quais rumos tomar em minha carreira profissional, mas quando voltei , o que mais eu tinha eram dúvidas, e não eram relacionadas ao conteúdo que aprendi lá, já que a equipe do Prof. Alberto Santoro foi extremamente eficiente em me ensinar sobre o trabalho deles, mas as dúvidas eram em relação a minha carreira, pois após ter tido contato com profissionais tão excepcionais e ter recebido tantos feedbacks e pontos de vistas , as opções de carreira só aumentaram e me senti um pouco perdida meio a tanta informação. Hoje posso dizer que além de ter aprendido conteúdo acadêmico, também pude aprender sobre crescimento pessoal e profissional.
Com o apoio do Professor Vitório (IFQ) , pudemos estabelecer estratégias para tirar o máximo proveito e conhecimento dessa experiência. Atualmente , estamos trabalhando em formas para estreitar os laços entre os alunos da UNIFEI e as oportunidades no LHC/CERN, e tudo isso só foi possível graças ao empenho e comprometimento da Fundação Teodomiro Santiago, a qual vem acreditando no potencial dos jovens.
Ana Kauane