Histórico

No dia 23 de novembro de 1960, o ato de criação da Fundação Theodomiro Santiago, com a sigla FTS, reuniu no edifício do Cine Presidente, representantes do presidente da República, Juscelino Kubitscheck de Oliveira e do Governador do estado de Minas Gerais, o prefeito Municipal, o juiz de direito da Comarca de Itajubá, o comandante do 4° Batalhão de Engenharia de Combate sediado na cidade, um representante do ex-presidente Wenceslau Braz Pereira Gomes e outras pessoas.

Destaques do Estatuto da FTS na sua criação:

Dos Objetivos:

O principal deles é igual até hoje, ou seja, o culto à memória de Theodomiro Santiago, porém a maioria dos outros objetivos  eram um pouco diferentes dos atuais, voltados quase sempre para o apoio às atividades da escola no desenvolvimento da energia elétrica no país.

Dos Membros:

Eram divididos em : Fundadores, Instituidores, Colaboradores e Contribuintes sendo que não se incluem como membros efetivos os ex-alunos e alunos do IEI.

Da Administração:

Assembleia Geral, Conselho Curador, Presidência e Conselho  Diretor

Eram membros da Assembleia Geral : Representantes do MEC, presidente do Conselho Nacional de Águas e Energia, diretor do DNAE e professores , representando os departamentos do IEI. O presidente era o Diretor do IEI e era previsto, naquela época, um superintendente contratado e remunerado.

O  primeiro Conselho Curador tinha 70 membros , entre eles, os ex-Presidente da República ,  Juscelino Kubistchek e Wenceslau Braz.

 A Assembleia Geral, órgão máximo , tinha cerca de 200 membros, entre fundadores, colaboradores e contribuintes da Entidade.

 O presidente da FTS era o diretor-geral do IEI.

A fundação recebeu doações de empresas (OSME, Furnas, Servix Engenharia e EBE- Empresa Brasileira de Engenharia)  por 5 anos e de mais de 200 outras pessoas, inclusive ex-alunos por até 10 anos. Após a extinção da fundação mantenedora do IEI. Parte dos seus bens (não registrados em detalhes) vieram para a FTS.

Havia um superintendente contratado  e remunerado. Em 1978, ao ser criada a ADEFEI  (mantida pela FTS) , este foi eliminado. A Assembleia passa a ter alguns membros representantes da EFEI. Entre os destaques dos anos 1980, a ADEFEI, ainda ligada à FTS, passa  a ter o objetivo de estreitar o relacionamento entre os ex-alunos e a EFEI. Admitem-se os ex-alunos como membro da FTS, a Assembleia passa a ter um número não definido de membros  e cria-se a Diretoria.

Em 1999, o presidente passa a ser eleito pela Assembleia Geral e a ADEFEI se desliga da FTS. Em 2004, adequa-se o estatuto ao Código Civil  e às normas da fundação de apoio. Em 2006 a AD-UNIFEI volta a ser vinculada à FTS.

O Estatuto em vigor hoje foi aprovado em 18/07/2015 ( Nona revisão do Estatuto) .