Notícias

No Museu Theodomiro Santiago, há uma mesa que pertenceu ao Presidente Wenceslau Braz, desde sua época de estudante na Faculdade de Direito de São Paulo, onde se tornou bacharel em 1890. Nela, constam as assinaturas, feitas à canivete, de dezenas de personalidades, incluindo presidentes do país e de estados, ministros, deputados federais e estaduais, senadores, juízes. Vários desses nomes nos são conhecidos, outros não muito. Muitos se tornaram nomes de ruas e cidades, mas não sabemos exatamente quem foram, como Cesário Alvim, Conselheiro Lafaytte, Quintino Bocaiuva, Benjamin Constant, entre vários outros. Neste domingo, farei uma apresentação explicando quem são tais personalidades e sua relação com o Presidente Wenceslau Braz. Será uma conversa agradável e muito interessante para quem se interessa por História do Brasil. Dia 24/3, às 15h, no AARO.

A FTS parabeniza a Dona Helena Mokarzel pelo seu aniversário de 90 anos

Desejamos muita saúde e felicidades! Nossa terceira ex aluna a se formar na Unifei.

Este é mais um projeto especial! 

Alunos da Unifei, e Faculdade de Medicina e voluntários! CAAI – Curso Assistencial e Amigos de Itajubá – cursinho pré vestibular para alunos carentes

A AD-UNIFEI Nacional, em parceria com a FTS, teve a honra em indicar quatro célebres colegas para receberem a Medalha Mérito Theodomiro Santiago durante as comemorações do aniversário de 110 anos da Unifei.

1. Eng. MecânicoThadeu Silva
Ex-aluno Turma 2005
Reconhecimento pela atuação à engenharia principalmente ao setor Energético Nacional e valorização e apoio á nossa querida UNIFEI e à FTS.
Medalha doada pelo reitor da
UNIFEI e será entregue pelo
Eng. Ivan Sabatella.

2. Eng Rubens Pinheiro
Ex- Aluno Turma 1975
Grandes serviços prestados à AD UNIFEI Nacional FTS e principalmente o Programa Garanta o Futuro (PGF)
Medalha doada e entregue por Eng. Kleber Cosenza.

3. Eng José Maria Venturelli
Ex-aluno Turma 1960
Grandes serviços prestados à da AD UNIFEI – Regional SP e à AD UNIFEI Nacional.
Medalha será doada pela ADUNIFEI – Regional SP e será entregue pelos ex alunos Engs. Simone Venturelli e Benê Antunes.

4. Eng Marcos Aurélio de Souza
Ex-aluno Turma 1989
Reconhecimento aos grandes serviços prestados à UNIFEI
Medalha será doada pela ADUNIFEI – Nac.l e entregue pelo Eng Jose Arnaldo Montevechi

A história da Unifei junto com o nosso querido Dr Theodomiro Santiago

UNIFEI realiza três colações de grau com formandos do 2º semestre de 2023 do campus de Itajubá

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou, no dia 1º de fevereiro, às 14 horas, e no dia 02 de fevereiro, às 10 e às 14 horas, no Teatro Municipal Christiane Riera, as cerimônias oficiais de colação de grau da turma de formandos do 2º semestre de 2023 do seu campus sede.

Nas três colações, a mesa foi composta pelo reitor da Instituição, professor Edson da Costa Bortoni; a pró-reitora adjunta de Graduação, professora Thatyana de Faria Piola Seraphim; a assessora de Registro Acadêmico da Graduação do campus de Itajubá, Leandra Dias Pinto Martins; o patrono da turma, engenheiro Renato Henrique Garcia Carvalho, presidente da empresa Novartis Brazil, e o paraninfo, engenheiro José Fernando Grassi Bissacot, atual secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio de Itajubá.

Na primeira e na segunda colações, a mesa também contou com a presença da engenheira eletricista Ana Maria Dias Rodrigues Puccini, representando a Fundação Theodomiro Santiago (FTS), e na terceira colação, o professor aposentado Paulo César Crepaldi representou a Associação dos Diplomados da Universidade Federal de Itajubá (AD-UNIFEI).

Fonte: https://unifei.edu.br/blog/unifei-realiza-tres-colacoes-de-grau-com-formandos-do-2o-semestre-de-2023-do-campus-de-itajuba/

Conheça a FTS e faça sua doação em nosso site www.fts.org.br

Gostaram da introdução sobre a Unifei?

fonte: https://www.instagram.com/p/C2YYRRHO1FX/?hl=pt-br

Dia Internacional do Obrigado

Dia 11 de janeiro celebramos o Dia Internacional do Obrigado, uma data que nos lembra de sermos gratos por tudo o que vivemos, conquistamos e também sentimos. Esta data foi criada nas redes sociais e ganhou muitos adeptos.
O gesto de agradecer parece algo simples, mas a palavra “obrigado”, pode fazer a diferença no dia de alguém, ser grato pelas coisas é também uma bela maneira de viver a vida.

Nota de Falecimento

Amigos, nosso Querido Prof. Fredmarck faleceu nesta madrugada.

Que Deus o receba no céu. 🙏🏼

Prezados, a pedido da família, informo o falecimento do prof Fredmark. O velório será no AARO, prédio central da UNIFEI próximo a Matriz Soledade, sepultamento às 16 horas.

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-professor Fredmarck Gonçalves Leão, ocorrido hoje, dia 08 de janeiro de 2024. Neste momento de dor, a UNIFEI se solidariza com os familiares deste honroso membro da nossa comunidade acadêmica, que também foi aluno e diretor por muitos anos da nossa Instituição.

O corpo está sendo velado no Auditório Antônio Rodrigues D’Oliveira (AARO), no Complexo Histórico e Cultural da UNIFEI e seguirá para enterro às 17h no Cemitério Paroquial.

O professor Fredmarck será sempre lembrado pela sua dedicação, por seu amor pela UNIFEI e por sua memória impressionante, que nos contemplava com muitas e detalhadas histórias de nossa universidade.

Edson da Costa Bortoni, Reitor da UNIFEI, se manifestou sobre a perda do ilustre professor: “O professor Fredmark me inspirou profundamente, principalmente quando se trata de envidar todos os esforços pessoais para benefício da nossa universidade. Seus relacionamentos e inserções profícuas em Brasília sempre nortearam minhas ações. Nossa instituição sempre cresceu em cada uma das suas três gestões como Diretor Geral. Ser humano humilde, simples e um articulador determinado, hábil e inteligente. Sabia buscar recursos para nossa UNIFEI como poucos. Tive a oportunidade de ter sido seu aluno, quando esse espírito proativo sempre nos era passado. História viva, sempre participava dos eventos cívicos de nossa universidade. Me lembro, com muita emoção, de suas intervenções durante as aposições de flores no mausoléu de Theodomiro Santiago, durante as festividades de aniversário de nossa instituição, quando sempre trazia experiências e informações diferentes, em suas falas eloquentes. Sempre teremos saudades ao nos referir ao Prof. Fredmark, por tudo que fez pela nossa instituição.”

Fredmarck foi Monitor de Ensino das cadeiras de Construções de Máquinas e de Construções Eletromecânicas e concluiu sua graduação no então Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI) em 1957.

Ingressou como docente na então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) em 28 de fevereiro de 1961, no cargo de Professor Catedrático de Tecnologia – I, e aposentou-se voluntariamente em 31 de outubro de 1989. Em 01 de novembro de 1989 foi aprovado no concurso público e exerceu atividades de docência até 16 de outubro de 2001, quando foi aposentado compulsoriamente. Em 1975, obteve o título de Doutor e Livre-Docente, conferido por recomendação da Egrégia Congregação da UNIFEI.

Durante sua carreira na Universidade, além de ter sido Diretor por quatro mandatos (de 04 de junho de 1970 a 03 de junho de 1974, de 18 de outubro de 1982 a 17 de outubro de 1986 e de 24 de outubro de 1990 a 23 de outubro de 1994), ocupou os cargos de Chefe do Gabinete do Diretor do IEI, de 1963 e 1964, foi Presidente da Comissão de Capacitação de Docentes de 1975 a 1978, foi Chefe do Laboratório de Química do Departamento Básico em 1978, Chefe do Departamento de Ciências Auxiliares de 1980 a 1982 e Chefe de Gabinete da Diretoria-Geral da EFEI de 29 de janeiro a 16 de outubro de 2001.

Além de sua atuação na UNIFEI, o professor Fredmarck foi fundador e reitor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí/MG; foi presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS); lecionou na Escola Técnica Padiã Calógeras em Volta Redonda- RJ; foi Inspetor Federal da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt); participou dos trabalhos do Ciclo de Conferências sobre Segurança Nacional e Desenvolvimento; representou a UNIFEI junto à Associação Brasileira do Ensino da Engenharia (ABENGE); foi porta-voz da Diretoria para assuntos relativos ao processo de transformação da EFEI em UNIFEI; participou dos trabalhos do Ciclo de Extensão em Ciência e Tecnologia do Brasil; foi membro da Comissão de Especialistas do Ensino de Engenharia do Ministério da Educação e Cultura; representou a UNIFEI nos trabalhos referentes à elaboração da Lei Orgânica do município de Itajubá; foi conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG); diplomado no Curso Superior de Guerra (Curso de Altos Estudos de Política e Estratégias), foi Coordenador da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Itajubá; presidente do Conselho de Diretores das Instituições de Ensino Superior Federais Isoladas (CODESFI), membro do Conselho de Curadores da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, na qualidade de representante do Ministério da Educação e do Desporto; e participou de diversas conferências e seminários, e publicou trabalhos na área de Tecnologia.

Fonte: https://unifei.edu.br/blog/nota-de-pesar-professor-fredmarck-goncalves-leao/

Comunicado FTS

NÃO À DESAPROPRIAÇÃO do DCE/DA da UNIFEI

Tendo em vista a intenção do Prefeito de Itajubá Sr. Christian Gonçalves Tiburzio e Silva em desapropriar a NOSSA HISTÓRICA SEDE do DCE/DA – DIRETÓRIO ACADÊMICO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI, nós, abaixo assinados, vimos manifestar todo repúdio a essa intenção do Sr. Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, de acordo com a vontade expressa pela comunidade discente em Assembleia realizada no dia 18 de maio p.p., conduzida pela Presidente do DCE/DA, aluna Ana Almeida, que decidiu, por unanimidade dos estudantes presentes, serem CONTRÁRIOS à proposta de DESAPROPRIAÇÃO da área onde se encontra o nosso antigo DA e a atual sede social do Diretório Central dos Estudantes -DCE. Destacamos que, em consonância com a decisão da Assembleia dos alunos, a Reitoria da UNIFEI, na pessoa do Prof. Edson da Costa Bortoni, manifestou apoio à decisão da Assembleia, o mesmo ocorrendo com a AD UNIFEI, na pessoa de sua Presidente Enga. Dagmar Andrade e a FTS,  na pessoa de sua Presidente Enga. Maria Sírcia de Sousa. Assim, e tendo em vista a importância histórica, social e política da sede do DCE/DA, não só para os alunos da UNIFEI, como para os alunos das Escolas de Itajubá e para toda sociedade Itajubense, somos CONTRÁRIOS A ESSA DESAPROPRIAÇÃO.

Por favor, assinem abaixo e peçam para seus amigos nos apoiarem. OBRIGADO em nome dos ex-alunos e alunos da UNIFEI

Leia mais -> https://www.peticao.online/nao_a_desapropriacao_do_dceda_da_unifei

Unifei cria centro de produção de hidrogênio

Com participação de ex-bolsistas da CAPES, Unifei investe em projeto para substituir combustíveis fósseis.

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, vai oferecer soluções para a redução do uso de produtos poluentes e contribuir na mitigação dos efeitos causados pelas mudanças climáticas. A construção do Centro de Hidrogênio Verde (CH2V), está em andamento e tem como objetivo desenvolver e diversificar o uso do hidrogênio no Brasil. O Centro também produzirá amônia, substância utilizada no transporte do hidrogênio e na fabricação de fertilizantes, o que contribuirá com a agricultura brasileira.

Saiba mais no link https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/universidade-mineira-cria-centro-de-producao-de-hidrogenio

11 de dezembro de 2022

Dia do Engenheiro (a)

Encerramento Gestão 2017-2022

Caros colegas, estamos encerrando nossa gestão, e em nome de toda a diretoria executiva, conselho fiscal e conselho curador quero agradecer o apoio de todos nesta caminhada de 5 anos. Contamos com o seu apoio para a nova gestão da FTS e também seu apoio para a ADUNIFEI Nacional e suas regionais.

Abaixo elencamos 5 motivos para continuar a doar  ou iniciar a sua contribuição à FTS em  2022.

1- Retribuição: A Unifei tem ensino de excelência e causa impacto permanente na vida profissional de todo aluno, além disso, os cursos oferecidos são todos gratuitos para os estudantes, ainda que extremamente custosos. As doações feitas para a FTS são uma forma de retribuição para a sociedade   e de incentivo à excelência da Unifei.

2- Inovação: Você estará ajudando alunos da Unifei a desenvolver projetos inovadores, dentro dos projetos especiais.

3- Contribuição para a Educação: A Educação é o principal meio de transformação de uma nação e o caminho para um futuro melhor para o Brasil. A FTS entendendo isto, criou um programa denominado – PGF Programa Garanta um futuro – no qual sua doação estará ajudando alunos carentes da Universidade. Durante os anos de 2018 e 2019 auxiliamos 20 alunos com bolsas de R$ 300,00 durante 23 meses. Neste momento temos um convênio assinado para auxiliar 5 alunos da Graduação com bolsas de R$ 300,00 durante 12 meses.

4- Fortalecimento do Ensino de Engenharia: Você ajudará a patrocinar iniciativas como palestras de especialistas e semanas dos cursos coordenadas pelos Institutos e pelos Centros Acadêmicos de cada curso de graduação realizadas durante o ano letivo. A FTS reconhece a Engenharia como instrumento fundamental de transformação social e concentra seus esforços para fortalecê-la.

5- Fundo Patrimonial: Através da doação do projeto Onda 11k, criaremos um fundo patrimonial para reserva financeira viabilizando o pagamento de bolsas a alunos carentes e um fundo para investimentos na própria universidade sempre com o intuito de gerar melhores profissionais com o passar dos anos.

Para doar é fácil, é só fazer o depósito de, no mínimo, R$ 50,00 por ano na conta corrente da FTS abaixo indicada, e enviar o comprovante ou fazer um contato pelo whatsapp da FTS 35 98863-6206, pelo site (fts.org.br) facebook, instagram ou email – contato@fts.org.br.

A transparência é muito importante para a FTS e todos os meses é informado no nosso  site, o saldo bancário de todas as contas correntes administradas pela FTS, as quantidades de doadores e os valores recebidos dos nossos programas PGF e Onda 11k e os convênios firmado com a UNIFEI.

Dados para depósito:

Banco – Sicoob – 756

Agência: 4329

Conta corrente: 3239001-7

CNPJ: 21.415.112/0001-83

Favorecido: Fundação Theodomiro Santiago

Benedito Antunes (T85)

Presidente da FTS

FTS – Edital de convocação – Assembleia Geral Ordinária

edital convocacao

UNIFEI 20 anos

A assinatura de lei pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso com a criação da Universidade Federal de Itajubá em 24 de abril de 2002 era a concretização de um sonho acalentado desde 1993, durante a gestão do professor Fredmark Goncalves Leão, tendo continuidade na gestão do professor Jose Carlos Goulart de Siqueira, que mais tarde, em abril de 2002 se tornaria o primeiro Reitor da UNIFEI.

O projeto enviado em 1998 era resultado de um programa de reestruturação envolvendo toda a escola, que tinha por objetivo otimizar os recursos materiais e humanos da EFEI, para atender demandas do mercado de trabalho, sem precisar de dotação de recursos.

No entanto, o projeto não teve resposta imediata, e foram necessários vários meses e o apoio de empresários e autoridades públicas, e, conforme o professor Goulart afirmou ter sido fundamental para o bom desenlace do processo em 2002, com a intervenção do respeitado empresário paulista, Antonio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim.

 Em 2004, assumiu a reitoria o professor Renato de Aquino Faria Nunes, tendo como vice-reitor o professor Paulo Shigueme Ide sendo reeleitos até 2012, quando assumiu a reitoria o professor Dagoberto Alves de Almeida até 2020, sendo atualmente Reitor o Professor Dr. Edson da Costa Bortoni.

Como parte das solenidades para comemoração dos 20 anos da Universidade, a Fundação Theodomiro Santiago promoveu um jantar ocorrido no Clube Itajubense, com a participação do Reitor professor Dr. Edson da Costa Bortoni e sua familia e diversos ex-alunos e suas famílias, ocasião em que o presidente da Fundação, o ex-aluno Benedito Antunes da Silva Filho, proferiu um discurso ressaltando o entrelaçamento entre a cidade de Itajubá, o Clube Itajubense e a criação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, atual UNIFEI, conforme abaixo:

“No passado, o município de Itajubá e Clube Itajubense formaram quase sempre uma entidade única, tal a perfeita simbiose que nestes últimos cem anos caracterizou suas existências. No nosso livro – UNIFEI 100 anos de história na página 54, de acordo com o historiador Armelin Guimaraes, em 1904 houve um debate no Clube Literário e Recreativo Itajubense, atual Clube Itajubense, sobre a viabilidade de se criar um colégio no município. Participaram o pai do Dr. Theodomiro, que presidiu o encontro e outras figuras proeminentes, entre os quais Luiz Dias Pereira e Antonio Maximiano Xavier Lisboa. Após 2 anos deste debate, o Ginásio de Itajubá foi inaugurado e dirigido pelo Dr. Belarmino de Menezes, Bisavô do nosso Ex-aluno Fernando de Menezes, que deixou um excelente legado para a futura direção do Dr. Theodomiro Santiago que assumiu a direção em 1910. O Dr. Belarmino de Menezes é homenageado dando o nome a rua que é parte da BR459 entre a Escola Estadual Major Joao Pereira e o Posto Pirulito.

O Ginásio de Itajubá funcionou na casa do Capitão Joao Jose Rennó, onde depois foi construído o Cine Apolo, e agora existe o edifício Eulálio Pinto, nome dado em homenagem ao idealizador do Cine Apolo que foi inaugurado em 1927, com capacidade para mil pessoas. Em 1912 foi inaugurado um curso de eletricidade no antigo Ginásio de Itajubá e daí surgiu o embrião do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, o IEMI, o que nos possibilita hoje brindarmos aos 108 anos de existência da UNIFEI e 20 anos como Universidade.

Na página 308 do Livro Unifei 100 anos de História, no capítulo sobre a transformação da escola em universidade, há uma foto que gostaria de atualizar e convido aqui na frente ex-prefeito José Francisco Marques Ribeiro, o ex-Reitor José Carlos Goulart de Siqueira, ex-Vice-reitor Felício Barbosa Monteiro e o nosso Diretor Administrativo da Fundação Theodomiro Santiago, Sergio Miranda Carneiro, para que possamos atualizar a foto para postagem no site e demais plataformas da FTS.”

Foto da cerimônia de criação da Universidade Federal de Itajubá em 24 de abril de 2002 com a presença do prefeito de Itajubá José Francisco Marques Ribeiro, Reitor José Carlos Goulart de Siqueira, Vice-reitor Felício Barbosa Monteiro e representante do MEC.

Recriação da Foto 20 anos mais tarde, durante o Jantar comemorativo de 20 anos da UNIFEI com a presença do ex-prefeito José Francisco Marques Ribeiro, ex-Reitor José Carlos Goulart de Siqueira, ex-Vice-reitor Felício Barbosa Monteiro e Diretor Administrativo da Fundação Theodomiro Santiago, Sergio Miranda Carneiro.

Jantar Comemorativo – 20 Anos de Universidade Federal de Itajubá – Unifei

Temos apenas 25 vagas, adquira seu convite pelo telefone de contato 35 98863-6206.

PROGRAMA GARANTA UM FUTURO – PGF – BALANÇO 2021

Em 2021, cinco estudantes foram contemplados com o auxilio do PGF, sendo 4 estudantes de graduação de Itajubá – uma de engenharia de produção, uma de engenharia ambiental, uma de química bacharelado, um de engenharia de controle e automação e um estudante de graduação de Itabira no curso de Engenharia de Computação. Todos estes alunos foram selecionados por meio do edital para ingresso no Programa de Assistência Estudantil (PAE) da diretoria de assuntos estudantis (DAE) da Unfei.

As condições de participação no PAE são: estar regularmente matriculado e frequente nos cursos de graduação presenciais e possuir comprovadamente renda familiar bruta per capta não excedente a 1,5 salário mínimo vigente.

Existem algumas condições para suspensão do auxílio , dentro delas, esta a reprovação por frequência e a matrícula em menos de 12h semanais de curso integral e 10h semanais para curso noturno.

Como os recursos destinados pelo Governo Federal ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) não são suficientes para atender todos os estudantes que necessitam e solicitam os auxílios da DAE, os primeiros excedentes da classificação são atendidos pelo PGF da FTS, daí a importância deste programa para a Unifei.

Abaixo vamos conhecer um pouco do perfil da aluna de  Engenharia Ambiental.

Ela esta cursando o último semestre da graduação e fala com propriedade sobre suas áreas favoritas: resíduos sólidos, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Na área de resíduos sólidos, desenvolveu uma Iniciação Científica sobre o Potencial energético a partir da geração de biogás de digestão anaeróbica de resíduos da extração de azeite de oliva no Brasil. Ela ressalta a importância da gestão dos resíduos, fornecendo alternativas diferentes das convencionais para uma destinação ambientalmente adequada. A Aluna participou de projetos importantes durante a graduação: Engenheiros Sem Fronteiras, Projeto Semestral na Ball Corporation e PET – Programa de Educação Tutorial Engenharia Ambiental.

A Estudante afirma que a Bolsa da FTS foi de fundamental importância para a sua permanência na Unifei, pois contribuiu nas despesas educacionais, moradia, transporte e alimentação. Ela classificou o auxílio como uma forma de incentivo e permanência na Unifei.

A estudante agradece todos os ex-alunos e parabeniza a todos pelo excelente trabalho da FTS e do DAE e da reitoria de Extensão da UNIFEI.

A FTS agradece o apoio dos 103 ex-alunos doadores, número pífio  perto do nosso contigente que hoje ultrapassa  12 mil.

Abaixo algumas mensagens que os estudantes beneficiados deixaram para os ex-alunos da UNIFEI. Assim podemos ter a dimensão da relevância desse projeto na vida dos alunos sobretudo de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“ Acho de grande valia o PGF, porque só com a ajuda de apoiadores consigo me manter na Universidade, bem como outros alunos. Fico imensamente grata, de coração e num futuro, espero que eu consiga ser uma apoiadora para ajudar outros alunos como eu. Muito Obrigada!”

“ Acredito que a Educação é a ferramenta mais poderosa para aqueles que querem impactar o mundo de forma positiva, e os apoiadores da FTS contribuem com esse impacto. Agradeço pelo apoio e espero também poder contribuir em alguns anos”.

Eng° Luiz Augusto Horta Nogueira

No dia 08 de dezembro, o engenheiro Luiz Augusto Horta Nogueira, professor aposentado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e presidente da Sociedade de Bioenergia (SBE), recebeu a Comenda da Ordem de Rio Branco, no grau de Oficial, no Palácio do Itamaraty, em Brasília – DF.

A cerimônia promovida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a entrega das insígnias contou com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e de diversas autoridades civis e militares. Além do professor da UNIFEI, diversas outras personalidades foram agraciadas com a comenda, de acordo com o decreto publicado na edição de número 222/2021 do Diário Oficial da União, disponível on-line em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decretos-de-25-de-novembro-de-2021-362612613

Em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM) da UNIFEI, o professor Horta disse estar muito honrado com a concessão da comenda. “Considero uma honra esse reconhecimento, para mim e todos meus companheiros de trabalho, professores e alunos, pelos estudos que desenvolvemos em temas energéticos, especialmente em bioenergia e eficiência energética, aplicados à realidade brasileira e regional. E como todo reconhecimento, é também um estímulo para seguirmos adiante. Há ainda muito o que fazer. Sou grato à UNIFEI, à qual estou vinculado desde 1979, por nos conceder condições para produzir algo que acredito ser de interesse para nossa sociedade e nosso ambiente. É muito importante expandir a racionalidade na produção e uso de energia”, expressou-se o professor Horta.

O homenageado

Luiz Augusto Horta Nogueira possui graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEG-UNESP), em 1978; mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1981; especialização em Economia da Energia pela Fundación Bariloche em 1985, e doutorado, também pela UNICAMP, em 1987.

Foi diretor técnico da Agência Nacional do Petróleo, de 1998 a 2004, e catedrático do Memorial da América Latina, em São Paulo, em 2007. Atuou como cientista visitante na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, em 1997 e 1998; na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em 2008, e na Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA), em 2018.

Desde 1979, lecionou Termodinâmica e disciplinas relacionadas a Sistemas Energéticos na UNIFEI, onde aposentou-se em 2013 como professor titular do Instituto de Recursos Naturais (IRN). Atualmente, o professor Horta é docente voluntário nos cursos de pós-graduação do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) e desenvolve estudos junto ao Centro de Excelência em Eficiência Energética (EXCEN) da UNIFEI.

Professor Horta é presidente, na gestão 2017-2021, da Sociedade de Bioenergia, uma entidade acadêmica, e atua em estudos técnicos, econômicos e ambientais de sistemas energéticos, principalmente relacionados à cogeração, bioenergia (etanol, biodiesel e bioeletricidade) e eficiência energética nos usos finais, áreas nas quais possui artigos e livros publicados. Seus trabalhos podem ser acessados em:

https://scholar.google.com.br/citations?user=7hfi3HEAAAAJ&hl=pt-BR.

A Ordem de Rio Branco

Segundo informações do MRE, “a Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”.

A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.

Outras informações sobre a Ordem de Rio Branco podem ser consultadas em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cerimonial/ordem-de-rio-branco

Eng. José Benedito Mota Junior

É com muita satisfação que a FTS parabeniza o diplomado da UNIFEI José Benedito Mota Junior, engenheiro eletricista da turma de 1988, por ter sido agraciado com a Ordem do Rio Branco em cerimônia no Palácio do Itamaraty no dia 08 de dezembro de 2021.

A Ordem do Rio Branco foi instituída em 5 de fevereiro de 1963 e reconhece a atuação de brasileiros e estrangeiros em diversas áreas, além de estimular a prática de ações dignas de reconhecimento e menção honrosa.

José Benedito Mota Júnior é mineiro, nascido em 11/04/1966 na cidade de Cristina/MG, filho de Dona Maria das Dores Fernandes Mota e Seu José Benedito Mota. Casado com Rosemary Rigo Mota, tiveram os filhos Raphael Eduardo Rigo Mota e Diego Luiggi Rigo Mota.

Diplomado como Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em 1988, recebeu seu diploma de Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em2002.

Além disso, possui Especialização em Sistemas Elétricos (CESE) pela UNIFEI em 1998, Pós-graduação em Automação Controle e Supervisão do Processo Elétrico Baseado na Norma IEC 61850 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná –UNIOESTE/PR, concluída em 2010 e MBA em Gestão Estratégica de Empresas, Nível de Especialização, do Programa FGV Management, realizado no Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE em Curitiba, concluída em 2017.

José Benedito trabalha na Itaipu Binacional desde 1990, inicialmente como engenheiro da Superintendência de Manutenção e posteriormente da Superintendência de Operação da Itaipu Binacional, onde com o tempo passou a desempenhar cargos de gestão.  Atualmente é Superintendente de Operação da Itaipu Binacional, envolvido com todo o processo de planejamento, programação e execução da operação da Usina de Itaipu, nas áreas elétrica, hidrológica e energética, incluindo as ações de tempo real.

É membro do Cigré Brasil, comunidade global colaborativa para a criação e compartilhamento de conhecimento do sistema de energia.

Importante complementar que seu filho Raphael se formou em Engenharia de Produção pela UNIFEI em 2017 e o Diego está se formando em Medicina pela Universidade Positivo em Curitiba em 2021. Bons frutos de árvore boa!

Medalha do Mérito Theodomiro Santiago

A Medalha do Mérito Theodomiro Santiago tem por objetivo agraciar pessoas que prestaram relevantes serviços à engenharia nacional ou que reconhecidamente se tornaram credores de homenagem da Universidade Federal de Itajubá.

É com grande satisfação que a FTS e a ADUNIFEI Nacional anunciam os nomes do Ex-Aluno Joel Mendes Rennó (Turma de 1960) e do Ex-Professor Djalma Brighenti para serem agraciados com a medalha neste ano de 2021.

Joel Mendes Rennó

 Joel Mendes Rennó nasceu em Belo Horizonte no dia 23 de fevereiro de 1938, filho de João Batista Cabral Rennó ( Ex aluno do IEI da turma de 1931)  e de Elza Mendes Rennó, casou-se com Magali Monzo Rennó, com quem teve dois filhos, Joel Mendes Rennó Jr e Juliana Rennó. Atualmente é o único Brasileiro vivo que foi presidente das duas maiores estatais do Brasil: A Vale do Rio Doce, hoje privatizada e a Petrobrás, mas antes disto, quando era ainda um estudante de Engenharia de Itajubá, foi locutor de rádio e vocalista do conjunto musical “Os Universitários”. Depois de formado foi bolsista do governo Japonês, fez curso para Executivo do Setor Elétrico, patrocinado pela Eletrobrás, durante 8 meses na mais antiga Universidade de Engenharia dos Estados Unidos – Renselaer Polithenic Institut – RPI – Estado de Nova York e foi também professor na cadeira chamada Estações Elétricas Geradora na Universidade Mackenzie em São Paulo.

Diplomou-se em engenharia elétrica e mecânica em 1960, pelo Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI)  e atual Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI),   Transferindo-se para São Paulo, trabalhou inicialmente na empresa AEG-Telefunken, empresa de origem alemã, maior fabricante nacional de transformadores e equipamentos de subestações elétricas na época.

 Em seguida, trabalhou no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) de São Paulo, e  posteriormente ganhou uma bolsa de estudos do Governo Japonês em que visitou  indústrias, fábricas de equipamento e ajudou no  planejamento de usinas hidrelétricas no Japão.

Retornando ao Brasil foi indicado pelo DAEE, aos 28 anos , tornando-se chefe de  Gabinete do Secretário de Obras do Estado de São Paulo, órgão coordenador dos setores de energia e saneamento do Estado.

Além disso, fez parte da Diretoria da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), quando esta era subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobrás) e trabalhou também na área de  Planejamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo- SABESP.

Ademais foi,  assessor técnico especial do ministro das Minas e Energia, Shigeaki Ueki, a partir de 1975, quando participou de trabalhos de acompanhamento junto a empresas ligadas àquela pasta, entre as quais a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a Petróleo Brasileiro (Petrobras) e a Eletrobrás.Em abril de 1978 assumiu a presidência da CVRD e permaneceu  a frente da estatal até março de 1979, ao final do governo do general Ernesto Geisel.

Após isso,  em 1983, ingressou na Petrobras, assumindo a direção da subsidiária Braspetro, tornando-se em seguida seu vice-presidente executivo. Nesse período, promoveu a dinamização da subsidiária, expandindo suas atividades de exploração e produção de petróleo por vários países, como Angola, Iêmen do Sul, Índia e República Popular da China. Posteriormente, ocupou o cargo de vice-presidente executivo de outra subsidiária da estatal, a Petrobras Química (Petroquisa), responsável pela implantação e desenvolvimento do setor petroquímico brasileiro. Paralelamente, entre 1983 e 1986, foi membro do Conselho da Administração, diretor executivo e diretor de produção da Petrobras. De 1987 a 1992, atuou na iniciativa privada como consultor de empresas nos setores elétricos, de mineração e siderúrgico.

Em novembro de 1992, Rennó assumiu a Presidência da Petrobras,  cargo que ocupou  por quase sete anos —, atravessando o governo de Itamar Franco e todo o primeiro mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso. Deixou a presidência da estatal em março de 1999, já no segundo governo de Fernando Henrique, retornando à iniciativa privada, quando passou a se dedicar à sua empresa de consultoria nas áreas de petróleo, petroquímica e energia.

Djalma brighenti

Nascido na cidade de Guariba, no Estado de São Paulo aos vinte e oito de fevereiro de 1936 tem sua vida acadêmica e profissional intrinsicamente ligada à UNIFEI.

 Vida Acadêmica

 Diplomado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná em 1965, teve seu diploma reconhecido pela Universidade de Karlsruhe na Alemanha em 1970.  Obteve seu título de Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica em 1970 e o título de Livre Docência em 1974, ambos na Escola Federal de Engenharia de Itajubá.

Realizou cursos de aperfeiçoamento, especialização e pós-graduação na Escola Federal de Engenharia de Itajubá – atual UNIFEI, na Universidade de Karlsruhe – Alemanha, no Instituto Técnico de Aeronáutica – ITA, na Universidade Federal de Minas Gerias – UFMG, na Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Industria – FUPAI, no MEC/SENAI, no GOETHE Institut – Alemanha e na Escola Superior de Guerra – ESG.  Cursos sobre máquinas de fluxo, turbinas à vapor e gás, bombas e ventiladores, mecânica dos fluidos, refrigeração, bombas hidráulicas, gestão da qualidade, curso superior de guerra, entre outros.

Vida Profissional

 Entrou para a carreira do magistério em 1966, galgou as categorias, passando de auxiliar de ensino, para professor assistente, depois, professor adjunto até assumir como professor titular em 1975, tendo se aposentado em 1993. Ministrou aulas na Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, e em outras instituições como:  Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – FEG, Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí – INATEL e Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá – FECI, tendo concedido cursos de graduação e pós-graduação como: Máquinas hidráulicas e Térmicas;  Sistemas Fluidomecânicos; Mecânica dos Fluidos; Mecânica Aplicada; Ensaios com Máquinas; Resistencia dos Materiais; Elementos Básicos de Turbomáquinas; Máquinas de Fluxo Frias; Fenômenos de Transportes; e Mecânica Geral. Realizou estágios técnicos entre os anos de 1960 e 1971 em Sondas de Fio Quente na Escola de Engenharia de São Carlos, Máquinas de Fluxo na Alemanha, Fabricação de Caixa de Câmbio na Mercedes Bens em São Bernardo do Campo e Forno de Esmaltação Continuo nas Indústrias Pereira Lopes em São Carlos.

Além disso, realizou relevantes serviços na UNIFEI assumindo diversas funções administrativas, tendo sido chefe de gabinete da diretoria geral na gestão de  1977, coordenador administrativo até assumir a chefia do LHPCH (Laboratório Hidráulico de Pequenas Centrais Hidrelétricas), chefe do laboratório de máquinas hidráulicas, diretor da divisão administrativa, chefe do departamento de mecânica, chefe do programa de engenharia mecânica da coordenação dos cursos de graduação, dentre muitas outras funções, além de ter colaborado em muitas funções da FUPAI ( Fundação de Pesquisa e Assessoramento a indústria)  até assumir a presidência da fundação.

Ademais, tem uma extensa gama de publicações realizadas em revistas técnicas renomadas, além de ter sido orientador de dissertação dos alunos de mestrado em engenharia mecânica; participado em mais de 20 bancas examinadoras de dissertação e projeto e de comissões julgadoras de concurso público para livre docência; e de ter participado de 13 seminários e congressos.

UNIFEI recebe R$ 53 milhões do Estado de Minas Gerais para aplicação na Educação Pública

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) acaba de receber, da Secretaria Estadual de Educação (SEE) de Minas Gerais, recursos da ordem de R$ 53 milhões, que serão direcionados a projetos previamente enviados à Secretaria, para investimentos no Ensino Superior, com desdobramentos para aplicação na Educação Pública.
Detalhadamente, os projetos aprovados resultam em montantes financeiros de quase R$ 9 milhões para o Centro de Educação (CEDUC) no campus da UNIFEI em Itabira, que inclui autossustentabilidade, sistema de refrigeração e painéis fotovoltaicos para alimentação energética, além de 15 milhões para a criação do novo Centro de Empreendedorismo da UNIFEI (CEU) para os campi de Itajubá e Itabira.
O projeto Inova Educação também foi beneficiado com recursos de mais de R$ 10 milhões. Por meio das estruturas montadas no campus da UNIFEI em Itajubá, haverá ampliação da parceria com as escolas públicas da região, viabilizando ações de melhoria do ensino básico por meio de práticas educativas inovadoras em Ciências e Matemática. Além disso, foi aprovado o Edifício Educacional, composto por salas de aula e anfiteatro, bem como por mobiliário, com recursos de quase R$ 10 milhões.
Nesse momento de pandemia e estabelecimento de um novo normal, a UNIFEI contribui significativamente com o desenvolvimento de um laboratório remoto de Ciências, isto é, que pode ser acessado através da internet por qualquer pessoa localizada em diferentes partes do mundo. O projeto inclui a construção e reforma de um espaço para ampliação do acervo do atual laboratório remoto de Física (disponível em https://labremoto.unifei.edu.br), tanto com relação à quantidade de experimentos disponíveis quanto à sua abrangência.
O laboratório irá contemplar as principais áreas das Ciências, ligadas aos cursos de licenciaturas dos campi da UNIFEI, e passará a se chamar Laboratório Remoto de Ciências. A ideia, em princípio, é que as novas instalações estejam localizadas em Itabira, mas o projeto pode ser facilmente replicado no campus de Itajubá. Este projeto recebeu recursos da ordem de R$ 6,5 milhões.
Finalmente, recursos da ordem de R$ 3 milhões serão destinados para a construção de um Concha Acústica na ilha do lago da UNIFEI em Itajubá, viabilizando atividades artísticas e culturais. Sendo assim, atividades de cultura, em alto nível, estarão acessíveis não somente aos alunos do Ensino Básico da cidade e região, mas também a toda a sociedade itajubense.
Segundo o vice-reitor da UNIFEI, professor Antonio Carlos Ancelotti Jr., “estes foram resultados financeiros importantes, que marcam o início desta gestão, com um maior alinhamento com as gestões políticas do município, estado e país. Em menos de um ano de gestão, essa administração já obteve conquistas significativas além do orçamento da Universidade”.
O professor Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI, destacou o apoio conseguido com a mobilização de vereadores, deputados estaduais e federais, culminando em reuniões com o governador e o vice-governador de Minas Gerais. “Grande parte destes recursos se deve à atuação dos deputados Eros Biondini, Dalmo Ribeiro e Bilac Pinto. Os deputados Lincoln Portela e Dr. Paulo também tiveram ações importantes, sem as quais nada disso seria obtido”, reconheceu o reitor.
Ele ressaltou também a ação dos prefeitos de Itajubá e de Itabira, Christian Gonçalves e Marco Antônio Lage, respectivamente, cujas influências foram importantes para a aprovação desses projetos. Prova disto foi a reunião viabilizada pelo deputado estadual Dalmo Ribeiro com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, na qual o prefeito de Itajubá e o reitor da Universidade se fizeram presentes.
Da mesma forma, o prefeito de Itabira teve uma reunião com o vice-governador do Estado, Paulo Brant, na qual pôde manifestar a excelência das petições. “Enfim, o trabalho de muitos, incluindo o pessoal da nossa gestão, professores e técnicos administrativos da nossa Universidade, permitiu que obtivéssemos essa importante e marcante vitória para a UNIFEI”, disse o reitor.
“Como sempre digo, longe de qualquer polarização política, o nosso objetivo é alcançar a excelência em ensino, pesquisa e extensão. Somente assim faremos jus aos nossos salários, sustentados pelos impostos pagos pela sociedade brasileira, mantendo nossa universidade pública, gratuita e de qualidade, como retorno agradável para a própria sociedade brasileira. Qualquer coisa, além disso, não coaduna com os dizeres de nosso fundador, Theodomiro Carneiro Santiago, que sintetizam a nossa missão: ‘Revelemo-nos mais por atos do que por palavras, dignos de possuir esse grande país’”, completou o professor Bortoni.
O reitor da UNIFEI, professor Edson Bortoni, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; o deputado estadual Dalmo Ribeiro e seu assessor Felipe Ribeiro.

NOTA DE FALECIMENTO – Professor Ângelo José Junqueira Resek

A Fundação Theodomiro Santiago se solidariza com os familiares e manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-aluno da turma de Engenheiros Eletricistas formados em dez/1981.

O professor Ângelo José Junqueira Resek  nasceu no dia 27/05/1959 na cidade de Conceição do Rio Verde – MG.

Ângelo Rezek, no mesmo ano em que se  graduou na UNIFEI ,  também se formou  em Ciências Econômicas pela FACESM.

Mestre em Sistemas de Potência pela UNIFEI e Doutor em Engenharia Elétrica na área de Automação pela UNICAMP em 1991, Professor do Magistério Superior, tendo ingressado na UNIFEI em 15/02/1982, no Departamento de Eletrotécnica do Instituto de Engenharia Elétrica (DET/IEE), atual Instituto de Sistemas Elétricos e Energia – ISEE,  e após 36 anos de dedicação, aposentou-se em 30/07/2018.

Autor de diversos trabalhos na área de eletricidade e automação publicados em livros, anais e periódicos científicos, foi homenageado pelas turmas de Engenharia Eletrônica da UNIFEI em 1994 e 1999 e paraninfo da turma de 2003 do CESE – Curso de Especialização em Sistemas Elétricos da UNIFEI.

Dentre as premiações recebidas destacam-se:
– Melhor trabalho na Jornada de Iniciação Científica da UNIFEI em 2001;
– Medalha de Prata na III Feira de Ciência e Tecnologia da UNIFEI;
– Cartão de Prata como primeiro colocado da XIV Turma de Economistas da FACESM.

O Professor Ângelo  Resek  Faleceu em 12 de Setembro de 2021, aos 62 anos , deixando a esposa Milene e os filhos José Miguel e Mariam e incontáveis amigos e admiradores.

O professor era muito querido pela comunidade acadêmica da UNIFEI e seu exemplo de dedicação e esforço ficará como lembrança e inspiração para todos nós. A consternação pelo ocorrido e o desejo de conforto aos familiares e amigos é comum a cada um de nós.

PCTI – Notícias do Parque Cientifico e Tecnológico de Itajubá.

No dia 17/08/2021, o Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, e o Vice-Prefeito, Dr. Nilo Baracho, conduziram uma visita de apresentação das obras do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI) ao Reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Professor Edson Bortoni, demais representantes da Universidade e Vereadores de Itajubá.

A área, que está sendo estruturada desde o início deste ano, será um dos maiores centros tecnológicos do Sul de Minas. No local, serão instaladas a nova sede do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e a fábrica de drones XMobots, entre tantas outras empresas que já estão em negociação com a Prefeitura.

O PCTI possui mais de 80 lotes destinados à instalação de novas empresas de tecnologia, fomentando a geração de emprego e renda no município.

LABORATÓRIO NACIONAL DE ASTROFÍSICA – LNA

Projeto executivo da nova sede do LNA está pronto
O terreno onde será construída a nova sede do LNA foi doado pela Prefeitura de Itajubá, dentro do Parque Científico e Tecnológico do município.

O projeto executivo da nova sede já está concluído, e o valor total da obra está estimado em R$ 19,53 milhões.
A primeira fase da construção está estimada em R$ 7,72 milhões e será a implantação e manutenção do canteiro de obras e serviços iniciais, escavações e reaterros, estruturas, pisos, paredes e revestimentos.
O tempo estimado para essa fase é cerca de 9 meses. Justamente nesse período de recuperação econômica, o investimento nessa obra irá gerar empregos e renda na região, com poder de influência na região vizinha.
Assista ao vídeo institucional seguido das imagens da nova sede em:
http://ftp.lna.br/diretoria/hd.mp4

XMOBOTS

“Desenvolver o mercado de robôs móveis com tecnologia de ponta”. Foi com essa MISSÃO que a XMobots foi criada em 2007, resultado do sonho de tornar a robótica móvel uma realidade cotidiana. Em poucos anos, a XMobots se especializou no desenvolvimento e fabricação de RPA (Remotely Piloted Aircrafts), tornando-se a maior empresa brasileira e latino-americana do segmento.

Com fábrica em São Carlos (SP), um dos principais polos aeronáuticos do Brasil, e prestes a inaugurar uma nova fábrica em Itajubá (MG), a XMobots vivencia atualmente o momento de maior expansão de sua história. Um dos grandes diferenciais que possibilitaram esse crescimento é o investimento constante em inovação. Com um time de P&D composto por mais de 60 engenheiros, a empresa desenvolve toda a mecânica, hardware e software presente em seus drones, sendo a única companhia do Brasil que desenvolve 100% das tecnologias presentes em seus RPAs.

Ao longo do tempo, fatores como robustez estrutural, confiabilidade em todas as etapas do voo e o amplo histórico em certificação tornaram a XMobots líder do mercado brasileiro e uma das principais empresas do mundo dedicadas ao segmento. Até hoje, a XMobots é a única empresa do Brasil com RPA autorizado pela ANAC a realizar operações comerciais com drones acima de 400 pés.

Atualmente, a companhia tem um quadro com 170 colaboradores, “XMobotianos” apaixonados por integrar um time que está ajudando a revolucionar o mundo.

Em Abril de 2021 a Xmobots, recebeu uma nova autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), desta vez para voos de até 30km de distância e/ou acima de 400 pés – equivalente a 120 metros de altitude.

Segundo o CEO da XMobots, esta autorização é mais uma etapa  cumprida no plano estratégico da empresa. “Esta conquista mostra a expertise e a consolidação da companhia no desenvolvimento de drones de alto desempenho e cada vez mais automáticos”, destacou.

A Empresa esta investindo R$ 4,75 milhões na construção de sua nova planta industrial em Itajubá e deve gerar 230 empregos diretos e outros 1000 empregos indiretos.

NOTA DE FALECIMENTO – Eng° Hassab Youssef Ayoub

A Fundação Theodomiro Santiago se solidariza com os familiares e manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-aluno da turma de Engenheiros Eletricista formado em dez/1984.

O professor Hassan Youssef Ayoub nasceu no dia 04/05/1960 na cidade de Barretos – SP, em 1991 e faleceu em 18/08/2021.

Hassan, concluiu seu mestrado também na UNIFEI em 1991, e atualmente era professor do Instituto Federal de São Paulo campus avançado Tupã e foi professor da UNESP de Ilha Solteira e Empreendedor.

Incansável, o professor Hassan ingressou como docente no IFSP em 2019, onde além de professor, e atualmente era aluno do curso de Arduino no campus de São João da Boa Vista.

A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formandos de 1984 o nosso sentimento de pesar pela partida de um grande Professor e um dos nossos.

NOTA DE FALECIMENTO – PROF. ROBERTO AFFONSO DA COSTA JUNIOR

A Fundação Theodomiro Santiago se solidariza com os familiares e manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-aluno da turma de Engenheiros Eletricista formado em dez/1990.

O professor Roberto Affonso da Costa Junior nasceu no dia 29/07/1962 na cidade do Rio de Janeiro- RJ e atualmente era o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UNIFEI, o seu falecimento ocorreu no dia 06/08/2021  na cidade de Itajubá-MG.

O professor era Mestre em Engenharia Elétrica pela UNIFEI e Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Professor do Magistério Superior, ingressou na UNIFEI em 06 de janeiro de 2006, no Departamento de Matemática e Computação do Instituto de Ciências Exatas (DMC/ICE), atual Instituto de Matemática e Computação (IMC).

Participou de encontros, bancas, simpósios, conferências e publicou diversos trabalhos em periódicos na área de computação aplicada e expansão elétrica. Participou da criação do curso de graduação em Ciência da Computação e foi coordenador do curso no período de julho de 2007 a maio de 2011. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA de outubro de 2015 a abril de 2018.

Atuou como coach das equipes de Maratona de Programação da Unifei, tendo conquistado resultados importantes com as diversas equipes. O professor era muito próximo e querido pelos alunos e recebeu diversas homenagens ao longo de sua carreira.

A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formandos de 1990 o nosso sentimento de pesar pela partida de um professor que procurava estimular nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

ENTREVISTA DO REITOR DA UNIFEI- PROF. EDSON DA COSTA BORTONI AO JORNAL ITAJUBÁ NOTICIAS EM 21/07/2021

Pergunta 1 –  Que análise o Senhor faz da Eleição da Unifei.

Reitor: De acordo com a lei 9192/1995 e o Decreto 1916/1996, uma lista tríplice deve ser elaborada pelo conselho superior e a documentação de todo o processo deve ser encaminhada ao MEC para o presidente da República possa nomear o reitor e o vice-reitor. A Elaboração da lista tríplice deve ser feita através de votação uninominal e os três candidatos mais votados deverão compor a lista. No caso da Unifei, o presidente da República, Jair Bolsonaro, me nomeou, que por votação realizada no conselho universitário, fiz parte da lista tríplice.

Pergunta 2 – Como Está o andamento das aulas remotas?

Reitor: As aulas remotas passaram por um processo de evolução. Quando todos os professores foram pegos de surpresa no ano passado e houve esta alteração abrupta da aula presencial para a aula remota com certeza houveram dificuldades neste período de transição no primeiro período de 2020. Já no segundo período começou a melhorar, principalmente a adaptação à essa nova realidade. Também houve um terceiro semestre que aconteceu em janeiro, fevereiro e março de 2021. No primeiro semestre deste ano vimos que muitos problemas que existiam no ano passado não existem mais. Nossos professores estão adaptados. Houve um grande esforço por parte deles para atender seus alunos nesta maneira remota que é mais trabalhosa do que a presencial.

Pergunta 3 – Já há uma data prevista para o retorno das aulas presenciais?

Reitor:  A tendência é que façamos um retorno gradual. Algumas disciplinas são muito importantes para a formação dos nossos alunos que não podem ser feitas de maneira remota como laboratórios, uso de softwares específicos que só existe dentro da UNIFEI. Algumas disciplinas de professores que realmente não se adaptaram ao ensino remoto. Nós queremos dar uma oportunidade para que essas aulas possam ser feitas de maneira presencial. Mas, em qualquer caso, considerando um protocolo de biossegurança que já foi aprovado pelo Conselho Administrativo como uso de álcool em gel, distanciamento social e demais questões. É um protocolo bem completo.  A tendência é que no segundo semestre tenhamos um retorno gradual, da ordem de 20% das matérias ofertadas. Lembrando que isso não será feito sem uma conversa com a Prefeitura. Vivemos um momento excelente onde todos os líderes da cidade estão unidos no combate a pandemia. Todos os envolvidos na mesma causa. Prefeito, vice-prefeito, órgãos civis e militares. Pretendemos também neste retorno pedir para que os alunos cumpram de 15 a 20 dias no mínimo uma espécie de quarentena.

Pergunta 4 – O que está funcionando na UNIFEI neste momento?

Reitor: A UNIFEI não parou de funcionar em nenhum momento. Mesmo que remotamente os professores estão dando aula. Quanto aos funcionários houve uma espécie de rodízio. Pelo menos uma pessoa em cada órgão tem que trabalhar presencialmente. A UNIFEI não pode ficar vazia. O número de pessoas que trabalham presencialmente na UNIFEI tem aumentado. Temos cerca de 200 funcionários atualmente (contanto com Itabira).

Pergunta 5 – Quando estavam acontecendo as aulas presenciais quantos alunos da UNIFEI circulavam pelo campus Itajubá.

Reitor: Em Itajubá em torno de 5 mil alunos e em Itabira 2500.

Pergunta 6 – Como foi e está sendo o relacionamento entre professores e alunos no sistema remoto de ensino?

Reitor: Existe todo tipo de relacionamento. Existem os professores “versados” em EAD e eles tem um relacionamento muito bom com os alunos. E teve alguns professores que precisaram se readaptar a este sistema.

Pergunta 7 – Como foi o impacto na pandemia na rotina da UNIFEI?

Reitor: O impacto foi grande e forte. Migrar do ensino presencial e remoto gera uma grande mudança. Felizmente houve uma adaptação muito rápida. A UNIFEI foi umas das primeiras do BRASIL a se adaptar a este novo sistema.

Pergunta 8 – Fale sobre a parceria entre a UNIFEI e PETROBRÁS para o laboratório avaliado em R$ 250 milhões. Qual a importância deste projeto para Itajubá? Há outros projetos em vista?

Reitor: Isso é uma grande conquista para a nossa universidade. Por que este recurso não foi investido no Rio de Janeiro, Espírito Santos próximos aos campos de petróleo, mas sim em Itajubá?  Porque Itajubá é conhecida pela sua característica de revelar mais por atos do que por palavras como dizia nosso Fundador Theodomiro Santiago. Especificamente neste laboratório financiado pelo Consórcio de Libras junto da Petrobrás e outras empresas além do professor Marcos Aurélio que permitiu a construção deste laboratório. Um laboratório que simula as funções do pré-sal (temperatura) de modo que estes equipamentos possam ser desenvolvidos pela indústria nacional antes de serem testados aqui. Então para Itajubá isso é muito gratificante porque definitivamente coloca nossa cidade no mapa do petróleo no país, de aproveitar um recurso natural existente. E existem outros projetos de vista como de hidrogênio, alta potência (laboratórios).

Pergunta 9 – Dos serviços da UNIFEI durante a pandemia, quais deles não há possibilidade de ser remoto e tem que ser presencial?

Reitor: O que ficou presencial mesmo foi o atendimento aos alunos, serviços de saúde aos servidores com atendimento presencial o tempo todo (psicólogos, enfermeiros). A Pró-Reitoria de Administração também funcionou o tempo todo. Segurança, limpeza e obras também. Outra coisa importante: A administração e reitoria em nenhum momento ficou remota. Tudo presencial.

Pergunta 10 – Trabalho voluntário entre alunos e a comunidade. Como estão estes trabalhos?  estão paralisados devido a pandemia?

Reitor: Sim tem acontecido e deve ser incrementado. A legislação exige que 10% da carga horária do estudante seja usada em extensão. Estamos com um projeto na Prefeitura para que os alunos da UNIFEI possam usar todo os 10% em obras junto a comunidade. Vai ter um grande trabalho vindo por ai oferecendo para os nosso estudantes do ensino fundamental usando a estrutura do Itajubá Tênis Clube (ITC) oferecendo um contraturno. Se o aluno estuda de manhã, a tarde ele vai ter um trabalho lá voltado para a questão tecnológica, esporte, psicológica, empreendedorismo.

Pergunta 11- Tivemos acesso a informação de que a UNIFEI teve um corte de R$ 5.8 milhões dos recursos discricionários. Uma redução de mais de 16% além do bloqueio de R$ 4 milhões (14% do orçamento deste ano). Procede estes dados? Comente.

Reitor: Procede, mas já foi retornado. Isso não foi um corte, mas um contingenciamento. Houve um contingenciamento dos recursos da UNIFEI, mas 40% dele já foi devolvido com uma data prevista dos 60% restantes. Nós tivemos que nos readaptar a este contingenciamento.

Pergunta 12 – “O que está por vir daqui para frente”. Como o senhor analisa o efeito pós-pandêmico na UNIFEI?

Reitor: Eu acho que o ensino remoto é uma tônica que vai ser bastante importante porque o EAD já existe desde a década de 1990. Só que poucos professores investiam nesta tecnologia. Há de se fazer uma diferença entre ensino remoto e ensino a distância. O ensino remoto é você fazer o que fazia em sala de aula. Já a distância são técnicas modernas de ensino que pretendem maximizar o ensino remoto. Aqui nós temos o SEDUC, estrutura própria para atender a distância. Isso vai fazer a grande diferença. A tendência é aumentar o ensino a distância nas matérias presenciais.

Mensagem final

Reitor: A Atual gestão está trabalhando com ousadia e espírito empreendedor, em prol da educação pública de qualidade, da ciência e do desenvolvimento humano, social e econômico. Estamos abertos a contribuições de toda a comunidade, através de um processo participativo e representativo de gestão pública. Os desafios são enormes, mas confiamos muito na dedicação, ética e espírito de unidade de nossos professores, servidores técnicos administrativos e estudantes. Só há um caminho para que a universidade tenha sucesso em suas contribuições para a sociedade, esse caminho é a união dos esforços para o desenvolvimento do nosso país.

Com apoio do MEC, UNIFEI é credenciada pela EMBRAPII para desenvolver projetos de inovação com a indústria brasileira

Entre as diversas áreas em que os projetos podem ser desenvolvidos, a UNIFEI foi credenciada pela EMBRAPII para projetos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, incluindo Renováveis.

No dia  06 de julho, foi publicada, no site do Ministério da Educação (MEC), a notícia sobre o credenciamento de oito novos grupos de pesquisa das universidades federais para desenvolverem projetos de inovação com a indústria brasileira.

 A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) vai disponibilizar R$ 15 milhões, não reembolsáveis, para as novas unidades. A meta é gerar 75 projetos e cerca de R$ 36 milhões em investimentos de inovação, contando com a contrapartida financeira por parte do setor empresarial.

Entre as diversas áreas em que os projetos podem ser desenvolvidos, a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) foi credenciada para projetos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, incluindo Renováveis. Segundo o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, o Ministério ampliou fortemente o apoio às unidades da EMBRAPII nas universidades federais por entender que esse modelo da união de esforços entre academia e empresas é fundamental para o processo de desenvolvimento do país.

Com esse novo credenciamento, passa para 26 o número de unidades EMBRAPII em 23 universidades federais, que estão à frente de 310 projetos, de 197 empresas apoiadas, somando R$ 473 milhões em investimentos.

O projeto da UNIFEI

O projeto encaminhado pela UNIFEI e aprovado para credenciamento é da área de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, incluindo Renováveis, mais especificamente nas linhas de Geração Distribuída com Fontes Alternativas e Automação de Sistemas Elétricos de Potência.

A equipe é composta por 25 docentes de diversos grupos de pesquisa, coordenados pelo professor Dr. José Policarpo Gonçalves de Abreu. A experiência prática em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e a relevância acadêmica dos professores, alunos e técnicos da UNIFEI foram destacados no projeto apresentado.

Também foram destaques na proposta a infraestrutura laboratorial; os resultados alcançados no ensino, pesquisa e extensão; o consolidado ecossistema de inovação de Itajubá, do qual a UNIFEI faz parte; a tradição centenária da Universidade e o sucesso da união dos esforços entre governo, empresas e academia em prol do desenvolvimento regional e nacional, comprovado pelos vários projetos já conduzidos nesse arranjo.

O reitor da UNIFEI, professor Edson da Costa Bortoni, que também é pesquisador do grupo credenciado pela EMPRAPII, afirmou que “essa conquista é muito importante para que a nossa Universidade possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e social do Brasil” e que “os projetos e experiências que serão desenvolvidos vão trazer grandes oportunidades para toda a comunidade UNIFEI”. Ele parabenizou “todos os envolvidos que trabalharam muito para alcançar esse resultado”.

Angela Villela Olinto é uma física que hoje faz parte de um seleto grupo junto de nomes como Albert Einstein, Martin Luther King, Nelson Mandela, Charles Darwin e outros gigantes da história mundial.

Professora da Universidade de Chicago, nos EUA, e reitora da Divisão de Ciências Físicas e Matemáticas da instituição, a brasileira é especialista em física de astro partículas. A cientista é formada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Interessou-se por física de partículas na faculdade e pela astrofísica no doutorado, do pós-doutorado em diante, dedicou-se a construir um novo campo que reúne as duas áreas de interesse.

Segundo Olinto, as astro partículas são partículas que compõem ou interagem com a matéria, como os núcleos atômicos e os neutrinos, que vêm de fontes astrofísicas distantes do sistema solar como: “buracos negros, galáxias com formação intensa de estrelas, estrelas dissociadas por buracos negros e colisões que produzem ondas gravitacionais”.

A cientista construiu uma carreira de sucesso, com importantes contribuições teóricas e experimentais sobre astro partículas, como pesquisas sobre o estudo da estrutura das estrelas de nêutrons, a origem das partículas cósmicas de maior energia: raios cósmicos, raios gama e neutrinos, origem e evolução dos campos magnéticos cósmicos, entre outros.

Em conjunto com a Nasa, Olinto é responsável por diversos projetos, entre eles o EUSO-SPB, um balão de alta pressão que viaja numa altitude de 33 quilômetros, com o objetivo de detectar raios cósmicos de ultra alta energia. A previsão de decolagem é 2023.

Angela Olinto se diz honrada por tornar-se membro das duas academias mais importantes na ciência nos EUA e ao mesmo tempo alegre por ser reconhecida pelos colegas cientistas. De acordo com o site da instituição, os membros da academia são líderes mundiais nas artes e ciências, negócios, filantropia e relações públicas, localizados nos EUA e em todo o mundo. “Esses membros eleitos se unem a outros especialistas para explorar os desafios que a sociedade enfrenta, identificar soluções e promover recomendações apartidárias que promovam o bem público”, diz o informativo.

Olinto incentiva as mulheres que se sentirem inspiradas por sua trajetória: “A beleza da ciência, como da arte, é, ou deveria ser, acessível a todos nós. Se esta beleza lhe inspirar, não deixe ninguém dizer que não é para mulheres. Leia, estude, aprenda com sinceridade e tenha respeito pela beleza complexa da área que escolher”.

O segredo é confiar em si mesma. “Seguindo a sua intuição, dedicação e convicção, você pode ir muito longe. Como numa escalada, se focar no caminho a frente, quando chegar no alto pode olhar para trás com orgulho da escalada cumprida”, encoraja a cientista.

Referência: Olhar Digital > Ciência e Espaço> Física brasileira recebe o mesmo título de Albert Einstein e Charles Darwin – por Flavia Correia, editado por André Lucena – 16/05/2021 12h32.

FTS e UNIFEI – Renovam a parceria através do  Programa Garanta o Futuro- PGF

EM 07/05/2021 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI E A FUNDAÇÃO THEODOMIRO SANTIAGO – FTS – ASSINARAM O SEGUNDO TERMO ADITIVO AO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ATRAVÉS DO PGF – PROGRAMA GARANTA O FUTURO, PARA OS ANOS DE 2021 E 2022.

O SEGUNDO TERMO ADITIVO AO CONVÊNIO FOI ASSINADO PELO PROF. EDSON DA COSTA BORTONI – REITOR DA UNIFEI E PELO PRESIDENTE DA FTS ENG° BENEDITO ANTUNES DA SILVA FILHO E ACOMPANHADO PELO VICE- REITOR DA UNIFEI PROF. ANTONIO C. ANCELOTTI.

O CONVÊNIO TEM POR OBJETIVO O ESTABELECIMENTO DE AÇÃO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS PARTES, COM VISTA A MANTER UM PROGRAMA DE APOIO, DE MODO A PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO, DE ALUNOS DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA POR INTERMÉDIO DE AUXÍLIOS MÚLTIPLOS DESTINADOS A ALIMENTAÇÃO, MORADIA E OUTRAS DESPESAS DE MANUTENÇÃO.

O PRESENTE TERMOADITIVO SE JUSTIFICA POIS, EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA, A DIRETORIA DA FTS DECIDIU NÃO PAGAR AS 5 BOLSAS MENSAIS DE R$ 300,00 DURANTE 12 MESES ESTABELECIDAS NO PRIMEIRO TERMO ADITIVO, DURANTE O ANO DE 2020, PORÉM FICOU ALTERADO O VALOR DO CONVÊNIO DE R$ 138.000 PARA R$ 156.000,00.

NESTE SEGUNDO TERMO ADITIVO AO CONVÊNIO, ESTA SENDO ESTENDIDO O PRAZO DO ACORDO PARA MAIS 12 MESES, EM RELAÇÃO AO PRAZO NO PRIMEIRO TERMO ADITIVO TENDO INÍCIO EM 15/05/2021 E TÉRMINO EM 14/05/2022.

O CONVÊNIO ASSINADO, ACOMPANHAMENTO DAS RECEITAS DO PGF  E PAGAMENTOS DO CONVÊNIO,   PODEM SER ACESSADO NA  ABA DA TRANSPARÊNCIA DO SITE DA FTS-  FTS.ORG.BR.

PARA MAIS DETALHES DO PROGRAMA PGF E PARA SE TORNAR UM DOADOR É SÓ SE CADASTRAR NO NOSSO SITE https://fts.org.br/: ou  ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: CONTATO@FTS.ORG.BR OU PELO FONE (035) 3622-2606 / WHATSAPP: (035) 98863-6206.

UNIDOS SOMOS FORTES.

Obras do centro tecnológico para o Pré Sal Brasileiro – CTPB estão dentro do Cronograma e com previsão de término em Outubro de 2020.

Pré-Sal

Desde as primeiras descobertas em águas profundas, a Petrobrás tem trilhado uma longa jornada tecnológica.

As descobertas no pré-sal estão entre as mais importantes em todo o mundo na última década. Essa província é composta por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial. Uma realidade que coloca o Brasil em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial.

Para descobrir essas reservas e operar com eficiência em águas ultra profundas, a Petrobrás desenvolve tecnologia própria e atua em parceria com fornecedores, universidades e centros de pesquisa. Ela contrata sondas de perfuração, plataformas de produção, navios e submarinos com recursos que movimentam toda a cadeia da indústria de energia.

O volume de negócios gerado pelo pré-sal é um vetor que impulsiona o aprimoramento da cadeia de bens e serviços, aportando tecnologias, conhecimento, capacitação profissional e oportunidades para a indústria. A superação dos desafios tecnológicos, em sua maioria, são obtidos a partir da associação de esforços entre as equipes técnicas das operadoras e dos fornecedores, muitas vezes apoiados por estudiosos e pesquisadores de universidades e centros de tecnologias.

Entenda como foi formado o pré-sal

O pré-sal é uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos, no espaço geográfico criado pela separação do antigo continente Gondwana. Mais especificamente, pela separação dos atuais continentes Americano e Africano, que começou há cerca de 150 milhões de anos. Entre os dois continentes formaram-se, inicialmente, grandes depressões, que deram origem a grandes lagos. Ali foram depositadas, ao longo de milhões de anos, as rochas geradoras de petróleo do pré-sal. Como todos os rios dos continentes que se separavam correram para as regiões mais baixas, grandes volumes de matéria orgânica foram ali depositados.

À medida que os continentes se distanciavam, os materiais orgânicos então acumulados nesse novo espaço foram sendo cobertos pelas águas do Oceano Atlântico, que então se formava. Dava-se início, ali, à formação de uma camada de sal que atualmente chega a 2 mil metros de espessura. Essa camada de sal depositou-se sobre a matéria orgânica acumulada, retendo-a por milhões de anos, até que processos termoquímicos transformassem a camada orgânica em hidrocarbonetos (petróleo e gás natural).

Produtividade

Outro dado que mostra a alta produtividade do pré-sal é a quantidade de poços produtores quando comparada ao volume de produção. Em 1984, a  Petrobrás precisava de  4.108 poços produtores pós-sal  para chegar à marca de 500 mil barris diários. No pré-sal, chegou ao triplo desse volume de produção contando apenas 77 poços.

Sem abrir mão das melhores práticas mundiais de segurança operacional, A Petrobrás perfura  poços no pré-sal em tempo cada vez menor. O tempo médio para construção de um poço marítimo no pré-sal da Bacia de Santos, por exemplo, foi reduzido em 2,5 vezes entre 2010 e 2018, com o avanço no conhecimento da geologia, a introdução de tecnologias de ponta e o aumento da eficiência dos projetos.

Com o conhecimento acumulado pela Petrobrás em suas operações e com a inovação tecnológica, o custo médio de extração do petróleo do pré-sal vem sendo reduzido gradativamente ao longo dos últimos anos. Passou de US$ 9,1 por barril de óleo equivalente (óleo + gás) em 2014, para US$ 8,3 em 2015, e atingiu um valor inferior a US$ 8 por barril no primeiro trimestre de 2016. Em 2018 atingiu um valor inferior a US$ 7.

Termo de Cooperação assinado em Dezembro de 2020.

Uma parceria entre a Petrobras, o consorcio de Libra e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) viabilizou a construção de um centro tecnológico para pesquisas do pré-sal

Foram assinados dois termos de cooperação:  primeiro termo foi contemplado recurso financeiro de R$ 57 milhões para iniciar as obras da construção do chamado Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB) na área de expansão da Unifei e no segundo termo   de quase R$ 200 milhões para compra de equipamentos.

A coordenação, operação e administração do CTPB será de responsabilidade da universidade Federal de Itajubá , por meio do Núcleo de Separadores Compactos (NUSEC). O Centro estará sob a coordenação do professor Marcos Aurélio de Souza, do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM).

De acordo com ele, não existe no mundo uma instalação com capacidade de realizar testes e desenvolvimentos nas condições que serão simuladas no CTPB com pressões na ordem de 240 bar com fluidos reais (água de formação com elevada salinidade + petróleo + gás + alto teor de CO2).

O CTPB e os testes que nele poderão ser feitos gerarão grande quantidade de informações inéditas que permitirão o desenvolvimento de muitas teses de mestrado e doutorado, trabalhos de iniciação cientifica e capacitação profissional tecnológica de ponta. Além disso, o CTPB poderá viabilizar um boom de desenvolvimento , tanto para o Brasil  quanto para o mundo.

Marcos Aurélio também explicou que o laboratório permitirá que se ocupe uma lacuna em termos de instalações de testes para que se possa avançar com segurança no processo de produção dos reservatórios do pré-sal brasileiro.

Quanto ao impacto na economia local, este laboratório, deve trazer oportunidade para empresas locais no desenvolvimento de soluções para os equipamentos testados e desenvolvidos no CTPB bem como a instalação de novas empresas em função desta demanda tecnológica  e também poderá haver impacto positivo na economia dos prestadores de serviço de hotelaria, alimentação e transporte, pois empresas multinacionais do ramo de exploração de petróleo devem utilizar esse laboratório e enviar equipes para acompanhamento dos testes e desenvolvimento dos seus equipamentos.

Homenagem ao Aniversário de Itajubá 202 Anos

Nota de Falecimento – ROBERVAL RYMER DA SILVA CARVALHO

Roberval, nasceu em 15 de setembro de  1945 em Pedralva, MG,   graduou-se   em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, atual UNIFEI, no ano de 1973.

Trabalhou na Universidade entre os anos de 1973 e 1997 e durante esses anos foi Chefe do Departamento de Produção do Instituto de Engenharia Mecânica e Chefe do Laboratório de Automação do Departamento de Produção do Instituto de Engenharia Mecânica da EFEI.

Professor Roberval, como era mais conhecido, tinha mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi também professor do Centro Universitário de Itajubá (FEPI) , da Fundação Municipal de São João del-Rei, atual Universidade Federal de São João del-Rei e da Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Minas (FACESM).

Na área Social, professor Roberval foi Presidente da Vila Vicentina de Itajubá  de 2016 a 2019,  Presidente do Clube Itajubense no período de 07/04/2000 a 26/04/2006 e foi candidato a prefeito de Itajubá nas eleições de 2020.

Atualmente era Presidente da Associação dos Diplomados da Unifei (AD-Unifei), membro representante dos ex-alunos no Conselho Universitário da UNIFEI (Consuni) e membro do Conselho Fiscal da FTS.

Professor Roberval, faleceu em 08 de Março 2021, aos 75 anos  , deixando a esposa, Sra. Leonir Lindner Carvalho e os 3 filhos  Leila, Cláudio Heleno e Thais, a Nora Tatiana e a Neta Mariana e  incontáveis amigos e admiradores.

A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formandos de 1973 o nosso sentimento de pesar pela partida de um grande homem sabendo que ele estará vivendo com muito carinho nas suas memórias e deixando muita saudade da sua cantoria nos nossos encontros da ADUNIFEI.

NOTA DE FALECIMENTO DOMINGOS EDUARDO DA ROCHA

EX-ALUNO DA UNIFEI, ENGENHEIRO DA TURMA DE 1959.

AMAZONENSE, NASCEU EM HUMAITÁ NO DIA 18/04/1935 – FALECEU EM SÃO PAULO EM 03/03/2021.

 PROCEDENTE DE MANAUS CHEGOU A ITAJUBÁ EM FEVEREIRO DE 1954, PARA CURSAR O 3º CIENTÍFICO NO COLÉGIO ITAJUBÁ E SE PREPARAR PARA O VESTIBULAR NA UNIFEI, NA ÉPOCA INSTITUTO ELETROTÉCNICO DE ITAJUBÁ – IEI.

 APROVADO PASSOU A RESIDIR EM ITAJUBÁ AO LONGO DA VIDA ACADÊMICA, MORANDO INCLUSIVE NAS HISTÓRICAS REPÚBLICAS “PÉ DE ANJO” E “TRÊS BURAQUINHOS”.

  NO DIRETÓRIO ACADÊMICO (D.A.) ATUAL D.C.E – DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES , CUIDOU DA BIBLIOTECA, PARTICIPOU DE DIVERSOS EVENTOS E DA “SEMANA DO ELETROTÉCNICO”.   PRATICAVA FUTEBOL DE SALÃO E CAMPO. TRABALHOU NA RECONSTRUÇÃO DA QUADRA DE ESPORTES DO COLÉGIO DE ITAJUBÁ, QUE FOI UTILIZADA PELOS ATLETAS DA  A.D.E. ( ATUAL ASSOCIÇÃO ATLÉTICA UNIFEI).

     PARTICIPAVA DA VIDA SOCIAL DA CIDADE FREQUENTANDO OS BAILES NO D.A.,  NO CLUBE ITAJUBENSE E  NO CLUBE 16 DE JULHO (FÁBRICA DE ARMAS) E, EVENTUALMENTE, O NOVA AURORA.

 EM 1961 CASOU, COM A JOVEM ITAJUBENSE, SIDEL DA SILVA ROCHA, COM QUEM TEVE TRÊS FILHAS E UM FILHO: MÔNICA, SÔNIA (ENGª. DA UNIFEI), SOLANGE E LUIZ EDUARDO.

SUA VIDA PROFISSIONAL TEVE INÍCIO NA KLABIN CELULOSE, EM MONTE ALEGRE – PARANÁ. POSTERIORMENTE FOI PARA CIA. MECÂNICA BRASILEIRA, NO RIO E SALVADOR E PARA A COSIPA CIA. SIDERÚRGICA PAULISTA, EM SANTOS.

 EM DEZEMBRO DE 1969 FOI PARA CESP – CIA. ENERGÉTICA DE SÃO PAULO COMO CHEFE DE OPERAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DE CABREÚVA – JUNDIAÍ, DEPOIS FOI TRANSFERIDO PARA SÃO PAULO – CAPITAL, NO CARGO DE CHEFE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO E EM 01/01/77 FOI PROMOVIDO A GERENTE DO DEPARTAMENTO DE TRANSMISSÃO.

 EM 18 DE AGOSTO DE 1986 APOSENTOU.  SOMENTE NO PAPEL, POIS CONTINUOU PRESTANDO SERVIÇOS, COMO GERENTE DO GRUPO DE PROJETO DE SUBESTAÇÕES DA EMPRESA MAIN ENGENHARIA S/A, DE OUT./1986 A 31 DE JANEIRO DE 1996, QUANDO ENCERROU SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL.

UNIFEI e IMBEL firmam acordo para a troca de informações entre seus programas de pesquisas 

No dia 04 de fevereiro, o professor Edson da Costa Bortoni, reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), esteve na sede da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), em Brasília – DF, onde foi recebido pelo general Aderico Mattioli, diretor-presidente da empresa.

Durante a audiência, foi firmado um acordo para que ambas as instituições possam trabalhar em conjunto a fim de estabelecer a troca de informações entre seus pesquisadores e a elaboração de programas de pesquisas em comum, entre outras atividades de interesse.

Além da reunião na sede da IMBEL, o reitor da UNIFEI e sua comitiva, composta pelo vice-reitor, os pró-reitores de Gestão de Pessoas e de Extensão e pela diretora de Gestão e Qualidade de Ensino da Instituição, já tinham participado, no dia 03 de fevereiro, de audiências no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e na Secretaria de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação (MEC), para tratar de projetos para os campi da UNIFEI de Itajubá e de Itabira.

A íntegra da notícia veiculada na página da IMBEL na internet pode ser conferida em: https://www.imbel.gov.br/index.php/noticias-imbel/390

Sobre a IMBEL

A IMBEL é uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Defesa por intermédio do Comando do Exército Brasileiro. Sua missão é fabricar e comercializar produtos de defesa e segurança para clientes institucionais, especialmente Forças Armadas, Forças Policiais e clientes privados.

Seus principais produtos são fuzis, pistolas e carabinas; munições de artilharia, de morteiros e de carros de combate; pólvora, explosivos e acessórios; equipamentos de comunicações e eletrônica; e sistemas de abrigos temporários de campanha, humanitários e de defesa civil.

Além de sua sede na capital federal, a IMBEL possui unidades de produção nas cidades de Itajubá e Juiz de Fora, em Minas Gerais; Piquete, em São Paulo, além de Magé e Rio de Janeiro, no estado fluminense.

A  empresa, por meio da Fábrica de Itajubá (FI), vem apoiando, nos últimos anos, o projeto acadêmico de competição tecnológica Uai!rrior, da UNIFEI, que, em dezembro passado, se destacou na Battlebots, maior reality show de combate de robôs do mundo transmitido pela Discovery Channel (EUA). Na primeira luta de estreia da temporada 5 (2020), a equipe utilizou em seu robô Black Dragon o sistema de arma usinado pela IMBEL – FI.

Contribuição à FTS

Caros Colegas, em 2020 a FTS completou 60 anos e para dar sequência a esta linda história e atingir nossos objetivos, elencamos 5 motivos para continuar a doar ou iniciar a sua contribuição à FTS em  2021.

1- Retribuição: A Unifei tem ensino de excelência e causa impacto permanente na vida profissional de todo aluno, além disso, os cursos oferecidos são todos gratuitos para os estudantes, ainda que extremamente custosos. As doações feitas para a FTS são uma forma de retribuição para a sociedade   e de incentivo à excelência da Unifei.

2- Inovação: Você estará ajudando alunos da Unifei a desenvolver projetos inovadores, dentro dos projetos especiais.

3- Contribuição para a Educação: A Educação é o principal meio de transformação de uma nação e o caminho para um futuro melhor para o Brasil. A FTS entendendo isto, criou um programa denominado – PGF Programa Garanta um futuro – no qual sua doação estará ajudando alunos carentes da Universidade. Durante os anos de 2018 e 2019 auxiliamos 20 alunos com bolsas de R$ 300,00 durante 23 meses. Neste momento temos um convênio assinado para auxiliar 5 alunos da Graduação com bolsas de R$ 300,00 durante 12 meses.

4- Fortalecimento do Ensino de Engenharia: Você ajudará a patrocinar iniciativas como palestras de especialistas e semanas dos cursos coordenadas pelos Institutos e pelos Centros Acadêmicos de cada curso de graduação realizadas durante o ano letivo. A FTS reconhece a Engenharia como instrumento fundamental de transformação social e concentra seus esforços para fortalecê-la.

5- Fundo Patrimonial: Através da doação do projeto Onda 11k, criaremos um fundo patrimonial para reserva financeira viabilizando o pagamento de bolsas a alunos carentes e um fundo para investimentos na própria universidade sempre com o intuito de gerar melhores profissionais com o passar dos anos.

Para doar é fácil, é só fazer o depósito de, no mínimo, R$ 50,00 por ano na conta corrente da FTS abaixo indicada, e enviar o comprovante ou fazer um contato pelo whatsapp da FTS 35 98863-6206, pelo site (fts.org.br) facebook, instagram ou email – contato@fts.org.br.

A transparência é muito importante para a FTS e todos os meses é informado no nosso  site, o saldo bancário de todas as contas correntes administradas pela FTS, as quantidades de doadores e os valores recebidos dos nossos programas PGF e Onda 11k e os convênios firmado com a UNIFEI.

Dados para depósito:

Banco – Sicoob – 756

Agência: 4329

Conta corrente: 3239001-7

CNPJ: 21.415.112/0001-83

Favorecido: Fundação Theodomiro Santiago

Benedito Antunes (T85)

Presidente da FTS

Mensagem de Fim de Ano

A FTS deseja a todos um feliz natal e um ano novo repleto de realizações e incentiva a todos a evitarem os pensamentos e imagens negativas, pois o caminho para libertar-se da escuridão é a luz, o meio de superar o frio é o calor, a maneira de suprimir os pensamentos negativos é substitui-los por bons pensamentos, procure o bem e o mal desaparecerá.

Vamos juntos nesta empreitada!!

Comemoração FTS

Hoje a Unifei faz 107 anos, a FTS 60 anos e a ADUNIFEI 42 anos. Gratidão a todos pelo cuidado na administração destas entidades que lutam para um País mais próspero e justo.

Ex-aluno da turma de 1979 da  UNIFEI Hélvio Neves Guerra é nomeado como novo diretor da ANEEL

No dia 05 de novembro de 2020, Hélvio Neves Guerra, ex-aluno da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), foi nomeado para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com mandato até 24 de maio de 2022.

Hélvio teve seu nome aprovado, no dia 19 de outubro, pela Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, por 13 votos a 2. O novo diretor ocupava até então o cargo de secretário adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.

Nascido em 01/06/1955 na cidade de Santos/SP,  formou em Engenharia Elétrica pela então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI), em 1979, onde também concluiu seu mestrado na mesma área, em 1981, e tendo concluído seu doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001, ele tem uma longa carreira na área acadêmica e no setor elétrico. Ele foi professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) entre 1981 e 2000 e ficou por 18 anos na ANEEL, onde exerceu cargos de superintendente em quatro áreas diferentes e também de presidente da Comissão Especial de Licitação da Agência.

Seu currículo inclui ainda a atuação como membro do Conselho Fiscal da Eletrosul, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e da CGT Eletrosul, além da participação em comitês científicos e bancas examinadoras, com trabalhos técnicos e científicos publicados no Brasil e no exterior. Guerra ocupou cargos na ANEEL entre 2001 e 2019, quando saiu para ser secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético no Ministério das Minas e Energia (MME).

A FTS e a UNIFEI congratula-se com seu ex-aluno Hélvio Neves Guerra pela importante conquista e deseja muito sucesso nesse novo desafio profissional.

Sobre a ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.

A ANEEL iniciou suas atividades em dezembro de 1997, tendo como principais atribuições: regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica; fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica; implementar as políticas e diretrizes do Governo Federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos; estabelecer tarifas; dirimir as divergências na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores, e promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.

Votação para Reitor e Vice Reitor da UNIFEI – (2021-2024)

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) realizou sua 7ª sessão extraordinária no dia 14 de setembro, às 14 horas, para organização das listas tríplices que serão encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) para que o Presidente da República possa nomear o reitor e o vice-reitor da UNIFEI para o quadriênio 2021-2024.

O resultado obtido no colégio eleitoral com a presença de 50 membros do CONSUNI foi o seguinte:

Reitor:

Votantes: 50

Prof. Marcel Fernando da Costa Parentoni – 36 votos;

Prof. José Arnaldo Barra Montevechi – 10 votos;

Prof. Edson da Costa Bortoni – 03 votos;

Votos brancos: 01.

Vice-Reitor:

Votantes: 50

Prof. Rodrigo Silva Lima – 37 votos;

Prof. Maurílio Pereira Coutinho – 09 votos;

Prof. Antônio Carlos Ancelotti Junior – 03 votos;

Votos brancos: 01.

De acordo com a Lei 9192/1995 e o Decreto 1916/1996, a lista tríplice elaborada pelo conselho superior e a documentação de todo o processo eleitoral deve ser encaminhada ao MEC, até sessenta dias antes de finalizado o mandato do atual dirigente, para que o Presidente da República possa nomear o reitor e o vice-reitor.

Consulta à comunidade

O regimento interno da UNIFEI define a condução de um processo de consulta à comunidade como parte do processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor. Para o mandato 2021-2024, foi realizada a consulta virtual à comunidade no dia 09 de setembro, das 8 horas às 21h30, envolvendo professores, servidores técnico-administrativos em educação (STAEs) e alunos de graduação e pós-graduação.

Aplicados os pesos definidos no regimento do processo eleitoral e considerando apenas os votos válidos, ou seja, os que foram dados aos candidatos excluindo-se os votos nulos e brancos, o resultado final foi o seguinte:

Edson da Costa Bortoni e Antônio Carlos Ancelotti Junior: 22,68%;

José Arnaldo Barra Montevechi e Maurílio Pereira Coutinho: 21,16%;

Marcel Fernando da Costa Parentoni  e Rodrigo Silva Lima: 53,24%.

Campanhas

Nas semanas que antecederam a consulta acadêmica, os candidatos a reitor, Edson da Costa Bortoni, José Arnaldo Barra Montevechi e Marcel Fernando da Costa Parentoni e seus respectivos candidatos a vice-reitor, Antônio Carlos Ancelotti Junior, Maurílio Pereira Coutinho e Rodrigo Silva Lima, participaram de reuniões virtuais com docentes e servidores de institutos e demais departamentos dos dois campi da Universidade, para a exposição de seus planos.  E de 14 a 16 de agosto, o Diretório Central do Estudantes (DCE) da UNIFEI realizou entrevistas com os candidatos a reitor e vice.

 Também foi realizado um debate entre os três candidatos a reitor no dia  28 de agosto, às 18 horas, na sala de reuniões do Conselho Universitário (CONSUNI), no campus de Itajubá, com transmissão pelo canal da UNIFEI no YouTube, para o qual os membros da comunidade acadêmica puderam enviar perguntas antecipadamente até do dia 24 de agosto. O debate foi gravado e pode ser assistido pelo link: https://youtu.be/fFFLqkYsPqI

Comissão eleitoral

  A comissão eleitoral responsável pela condução de todo o processo de escolha do novo reitor e vice-reitor da UNIFEI foi instituída pela Portaria n.º 825, de 22 de junho de 2020, do CONSUNI, e composta pelos professores Luiz Eduardo Borges da Silva (presidente), André Luiz Medeiros, Roberto Affonso da Costa Júnior e Frederico Oliveira Passos; pelos servidores Domingos Sávio Faria Paes e Regiane Mesquita (secretária) e pelo aluno Gabriel Gomes Gonzalez, do campus de Itajubá. Também fizeram parte os professores Francisco Moura Filho e Diogo Leonardo Ferreira da Silva, o servidor Welbersom Silva Viana e o aluno Márcio Francisco Costa Santos, do campus de Itabira.

 A Comissão divulgou o calendário para o processo eleitoral, os planos de trabalho dos candidatos a reitor e vice-reitor, a lista de pessoas aptas a votar e outras determinações, e sua atuação estava prevista até que todo o processo eleitoral e o envio da documentação ao Ministério da Educação (MEC) fossem concluídos.

 Mais informações sobre o processo de escolha do reitor e vice-reitor da UNIFEI para o período de 2021 a 2024 podem ser acessadas em: https://unifei.edu.br/conselhos/processo-eleitoral-para-os-cargos-de-reitora-e-vice-reitora-da-universidade-federal-de-itajuba-unifei-quadrienio-2021-2024/

Análise final

O professor Dagoberto Alves de Almeida, reitor da UNIFEI no quadriênio 2017-2020, considera que o processo eleitoral foi conduzido com sucesso pela comissão eleitoral e que todas as regras previstas no regimento foram observadas e aplicadas.

O reitor parabeniza os candidatos e cita como um importante resultado obtido na consulta à comunidade o fato de os candidatos professor Marcel Fernando da Costa Parentoni, atual vice-reitor, e o professor José Arnaldo Barra Montevechi, atual chefe de Gabinete da Reitoria, juntos, terem recebido 74,40% dos votos, mostrando a grande aprovação da atual administração pela comunidade.

ANTÔNIO AURELIANO CHAVES DE MENDONÇA – UM NOME DE RESPEITO

A FTS e a ADUNIFEI se unem à Família de Antônio Aureliano Chaves de Mendonça no sentindo de restabelecer o nome da Usina Termelétrica de Ibirité localizada na região Metropolitana de Belo Horizonte. A troca de nome por parte da Petrobrás ocorreu em Outubro de 2019 e somente agora em Julho de 2020 chega ao conhecimento da FTS e da ADUNIFEI.

Antônio Aureliano Chaves de Mendonça, nasceu em Três Pontas no dia 13/01/1929 e faleceu aos 74 anos no dia 30/04/2003 em Belo Horizonte , foi Presidente do Diretório Acadêmico em 1952 com grande liderança no processo de federalização do IEI , ex- aluno da Turma de 1953 e Docente inativo da UNIFEI (1955-1982) , um político de renome que ocupou importantes cargos : Secretário Estadual de Educação de MG, Diretor da Eletrobrás (1961) , Deputado Estadual (1959-1967) , Deputado Federal (1967-1975) , Governador do Estado de Minas Gerais (1975-1978), Vice-presidente da República do Presidente João Figueiredo (1979-1985) e Ministro de Minas e Energia (1985-1988) do Presidente José Sarney.

Abaixo, reforçando a história do Aureliano Chaves, esta postagem feita em rede social pela Ex-Aluna Marita de Souza Areas Tavares da Turma de 1962, descrevendo sua reação:

“É inconcebível uma ação como essa, atribuída ao Ministério de Minas e Energia e executada pela Petrobrás, em desrespeito ao grande homem, grande engenheiro, grande político e grande patriota que foi Antônio Aureliano Chaves de Mendonça. E ressalte-se, como político, de uma integridade incomum em qualquer tempo de nossa história.

Justamente partindo do Ministério de Minas e Energia do qual foi um grande Ministro, conhecedor profundo das áreas abrangidas por esta pasta, notadamente a de energia. E também da Petrobrás que tanto se beneficiou de suas ações decisivas quando Deputado Federal.

Apesar das muitas homenagens que recebeu em vida, e do muito que se tenha dito e escrito sobre as qualidades deste grande mineiro e brasileiro, que amou seu Estado e seu País como ninguém, não é possível que se desfaça o reconhecimento que lhe são devidos com uma simples canetada de quem não conhece a sua história.

Não é possível que Minas Gerais se cale a quem tanto batalhou pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e pela CEMIG; que trouxe a Açominas para nosso estado, fruto de um acordo Brasil-Inglaterra em que o presidente Geisel a poderia ter instalado em qualquer outro local do País; apenas para citar algumas de suas ações em defesa de Minas Gerais..Como Vice-presidente da República presidiu a Comissão Nacional de Energia, atravessando com sucesso a forte crise do petróleo, período em que manteve firme suas posições, porque como dizia, não estava ali para assegurar a permanência do regime de exceção.

E há que se lembrar que, pela sua coerência e caráter, sempre teve a coragem de criticar ideias ou ações independentemente de credo ou partido político, visando o bem comum, e ainda, da estirpe, do caráter e da sapiência que o fazem merecedor do reconhecimento e respeito do seu estado de origem e do País.”

A Reitoria da Unifei irá encaminhar um oficio a Petrobrás solicitando que seja restabelecido o nome da UTE Ibirité para Antônio Aureliano Chaves de Mendonça.

A FTS e a ADUNIFEI Nacional entrarão em contato com os gestores da UTE, com os ex alunos e com a classe política da nossa região para somar forças junto a Família do nosso querido ex-aluno Aureliano Chaves na luta para a permanência desta justa homenagem que com muita justiça lhe foi atribuído, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Minas Gerais, ao Brasil e ao Povo Brasileiro.

Gratidão – Ex aluno Frank Assis – Turma de 2005 – Engenharia de Produção.

Nestes tempos de Coronavirus nada melhor do que encontrar uma mensagem de Gratidão do Ex-Aluno Frank Assis postado no LinkedIn  o qual,  durante uma visita a Universidade teve a grande ideia de homenagear os professores da sua época , tendo em vista que  atualmente há um painel identificando os professores e suas respectivas salas na entrada do prédio.

A FTS gostaria de compartilhar com todos os ex-alunos da Unifei esta mensagem e desafiar a cada um a postar o nome de um professor que fez a diferença na sua carreira.

A FTS também reforça o convite a adesão dos ex-alunos no nosso programa ONDA 11K, onde a meta é receber a doação de cada ex-alunos no mínimo R$50,00 por ano. Detalhes do programa ONDA 11K pode ser visto no nosso Site: fts.org.br ou se preferir entre em contato com o WhatsApp da FTS: 035-98863-6206. Vamos prestigiar a FTS ainda mais neste momento onde há restrições de encontro de turmas que é uma importante fonte de renda para a nossa Fundação. “Universidade Federal de Itajubá”
Pode parecer apenas um painel em um corredor indicando as salas dos professores, mas há mais que isso…

Há história. Há legado.

São verdadeiros mestres que fazem a diferença na vida de centenas de alunos que passam por estes corredores.

O que falar do mestre e amigo Gonzaga? Além da amizade e exemplo, me colocou para fazer aulas junto com a Pós-Graduação para que eu estivesse preparado para o estágio que eu começaria na empresa onde trabalho até hoje.

Pedro Paulo Balestrassi me ensinou tudo sobre Six Sigma e estatística. Certamente é uma das pessoas mais inteligentes e produtivas que conheci.

Turrioni é um visionário. O projeto semestral é uma iniciativa sem igual.

Sanches foi um verdadeiro amigo da turma. Sua energia, bom humor e didática são exemplares.

Anderson foi meu orientador. Ainda me lembro dele me perguntando se os dados eram normais e se os testes estatísticos que eu havia aplicado eram válidos…

Carlos Henrique era outro exemplo de amizade e foco. O “cara” do sistema de gestão.

Enfim, amigos, visionários, responsáveis e mestres. Merecem a honra por tudo o que construíram e por tudo o que continuam representando.” Frank Assis.

Startup Manuel e Prefeitura de Itajubá – Doação de Cesta Básica

A FTS apoia a Startup Manuel e a Prefeitura Municipal de Itajubá no projeto de doação de Cestas básicas, pois devido a Pandemia do COVID-19, várias famílias perderam sua fonte de renda.

Existe nas Prefeituras programas de assistência social que asseguram a entrega de cestas básicas para as famílias porém  neste momento a  procura esta acima da oferta e por   esse motivo é necessária nossa contribuição.

A FTS convida a todos os seus membros a participarem desta campanha. Só entrar no site https://www.manuelvaiot.com/site/index.php e você será direcionado ao site da Startup MANUEL  que criou a solução.

A Startup MANUEL esta incubada na Eretz.bio do Hospital Israelita Albert Einstein na cidade de São Paulo e  com  parceria com a Prefeitura Municipal de Itajubá, cidade onde estão lotados toda a sua equipe de desenvolvedores, criou uma plataforma que permite que qualquer cidadão ou empresa possa fazer de cestas básicas ou a doação de qualquer valor, que será depois convertido em cestas básicas.

A Startup Manuel VaIoT estará comprando as cestas básicas e fará a doação para as Prefeituras que ficarão responsáveis pela respectiva distribuição. Apostando na transparência total da ação de captação de doações, será disponibilizada a informação da meta mensal de cestas básicas, valor captado de doações, e ainda cestas básicas entregues. A primeira Prefeitura deste Projeto é a  Prefeitura de Itajubá.

Vamos apoiar nossos ex-alunos membros desta Startup e a comunidade da nossa querida Itajubá.

Motivação

Olá, pessoal!

Esperamos encontrar cada um de vocês bem e, se possível, em casa.

O que é motivação e outras questões relevantes que envolvem esse tema.

Motivação é entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação, aquilo que nos movimenta na busca pela concretização de algum objetivo, uma energia necessária para praticarmos qualquer ação. Cotidianamente, nas mais variadas atividades e obrigações da nossa vida, precisamos desse impulso para que possamos realizá-las.

Apesar de esta definição ser aparentemente simples, esse processo é complexo, pois envolve fenômenos biológicos, emocionais e sociais, e é responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos que levam ao cumprimento de metas e objetivos. Sentir-se motivado é fundamental para o desenvolvimento humano, uma vez que, sem isso, cumprir as tarefas necessárias torna-se mais custoso, especialmente quando para cumpri-las nos deparamos com dificuldades e obstáculos.

Pesquisadores do tema discorrem que a motivação pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Quando uma pessoa age intrinsecamente motivada, pode-se dizer que ela realiza a atividade por iniciativa própria, por interesse ou prazer. Já quando age por motivos extrínsecos, visa receber recompensas externas ou apenas mostrar habilidades.

As teorias mais recentes admitem a individualidade de cada um em relação à motivação. Cada indivíduo faz as coisas por um motivo diferente, e as necessidades que justificam esses motivos mudam ao longo do tempo, sendo que algo que motiva um indivíduo hoje pode não motivá-lo em outro momento.

Assim, as pessoas altamente motivadas são constantemente energizadas pela vontade que possuem de conquistar aquilo que desejam. Isso significa que elas não se importam em passar por momentos e coisas desagradáveis, de enfrentar desafios para conquistar o que almejam. Pessoas motivadas são movidas por metas e desejos e não somente por estímulos externos de recompensa.

Para Deci e Ryan (2000), todos os comportamentos humanos são intencionais, sejam eles autônomos ou controlados, de forma que uma pessoa pode desempenhar uma ação tanto por vontade própria quanto por uma intenção controlada por outra pessoa ou pelo ambiente externo.

Quando as decisões do sujeito são autônomas, elas são chamadas de autodeterminadas, e a experiência de agir autonomamente é denominada autodeterminação. Para que ocorra a motivação autônoma, a pessoa precisa ver sentido pessoal na atividade, não sentir-se pressionado e ser flexível na sua execução. Por outro lado, a motivação controlada existe quando o comportamento é regulado por variáveis externas e, dessa forma, é mais fácil de enfraquecer-se.

Os estudos também sugerem que a motivação depende de nós mesmos, de acordo com nossos objetivos e metas, ou seja, precisamos saber o que queremos e aonde queremos chegar, seja na vida pessoal, no trabalho ou nos estudos, e, a partir disso, traçar o caminho para alcançar esse objetivo.

Pessoas e fatores externos podem nos influenciar, mas os motivos internos para conquistar algo são mais fortes e duradouros para manter-se na tarefa. Em outras palavras, quando nossa motivação se fundamenta em fatores externos, ela é mais vulnerável. Assim, é mais seguro que busquemos nos conectar com o valor interno que aquela atividade apresenta para nós, bem como com o sentido e o significado que ela tem na nossa história pessoal.

A motivação está relacionada à capacidade de resiliência, ou seja, de manter o objetivo apesar dos desafios encontrados. Para desenvolvê-la é importante o exercitar o autoconhecimento e ter em mente quais os seus valores e projeto de vida (aonde você deseja chegar?). Assim, mesmo diante dos inevitáveis obstáculos, as chances de desmotivação serão menores ou o desânimo não durará por tempo prolongado.

É importante também destacar que outra ação que pode contribuir para a manutenção da motivação é buscar analisar os erros e compreendê-los como aprendizagem. Isso implica ter consciência de que momentos de desânimo, desmotivação e erros serão inevitáveis, porém, diante deles, deve-se procurar avaliar os comportamentos que podem ser ajustados e retomar o caminho com foco e confiança.

Continue cuidando-se, pois a vida continua..

Referências:

ALMEIDA, D. M. S. ; RUFINI, S. E. A motivação para aprender no ensino superior. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DA REGIÃO SUL, XI, 2012.

Os Segredos da Motivação – Fran Christy.

Nota de Falecimento

AMAURY CHIARADIA G. DIAS

Amaury, nasceu em 06 de julho de 1940 em Itajubá, graduou-se em Engenharia Elétrica e Mecânica   em 1964 pelo IEI e casou-se com Célia Salomon Cabral. Faleceu em 04 de maio de 2020 na cidade de São Paulo, aos 79 anos, em virtude do Covid19 que pegou acompanhando a esposa em tratamento no hospital, mas que também faleceu no mês passado.

Amaury e Célia deixaram 3 filhos, Fernanda, Flávia e Fabiano, 6 netos e incontáveis amigos e admiradores.A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formados de 1964, o nosso sentimento de pesar pela partida do Amaury sabendo que ele viverá com muito carinho nas suas memórias e deixando muita saudade.

Nota de Falecimento

Humberto Simões São Martinho

Humberto Martinho nasceu em 27 de abril de 1963 na cidade de Santos/SP e se graduou em Engenharia Mecânica pela Unifei em 19 de junho de 1986, em 1991 conclui seu Mestrado em Engenharia de Controle de Poluição e Meio Ambiente pela Universidade Santa Cecília e em 2001 conclui o MBA de Gerenciamento Portuário na Escola Politécnica da USP – Universidade de São Paulo.

Humberto era Engenheiro da GEPLO – Gerência de planejamento Logístico da Autoridade Portuária de Santos antiga CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo, empresa onde dedicou toda a sua carreira.

Humberto Martino, faleceu em 02 de Maio de 2020, aos 57 anos, ele era divorciado e deixa dois filhos – Viviane e Alexandre e incontáveis amigos e admiradores.

A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formandos de 1986 o nosso sentimento de pesar pela partida de um colega de turma e aproveita para despertar nos ex-alunos a vontade de rever os amigos e aproveitar os encontros das turmas, sempre repletos de alegria e de amizade relembrando os bons tempos de faculdade.

18 Anos de Universidade

No dia 24/04 há 18 anos a então Escola Federal de Engenharia de Itajubá era alçada à posição de universidade. A Universidade Federal de Itajubá celebra sua maioridade nas dificuldades e conquistas em prol da formação de jovens e da criação de conhecimento para um país mais próspero e mais justo.

Em tempos de Coronavírus, nada melhor do que boas notícias

No dia 31/03/2020, a Unifei doou dezenas de litros de álcool Glicerinado 80% para a Prefeitura Municipal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Itajubá, de modo a minimizar os efeitos da Covid-19, doença provocada pele novo coronavírus. Esta foi uma iniciativa do Instituto de Física e Química apoiado pelo seu diretor Professor Mikael Frank Rezende Junior, e da Administração Central da Unifei, por meio do professor José Arnaldo Barra Montevechi , chefe de Gabinete da Reitoria, Daniel Ribeiro dos Santos Silva, diretor de Servicos Gerais, e de Tiago Esau Ribeiro, diretor de Saúde e Qualidade de Vida da UNIFEI.

Nesta data também, firmaram o Primeiro Termo de aditamento ao convênio Celebrado entre a Unifei e a Fundação Theodomiro Santiago – FTS, o Presidente da FTS – Eng° Benedito Antunes da Silva Filho e o Reitor da Unifei – Dagoberto Alves de Almeida representado no ato pelo Pró-Reitor de Extensão Prof. Edson de Oliveira Pamplona,. O Objetivo deste convênio intitulado Programa Garanta um Futuro – PGF é promover o desenvolvimento acadêmico sobretudo de alunos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica por intermédio de auxílios múltiplos destinado a alimentação, saúde, moradia e outras despesa de manutenção.

A FTS parabeniza o instituto de Física e Química e toda a administração Central da Unifei pela iniciativa de ajuda a comunidade local no enfrentamento deste desafio e AGRADECE a todos os ex-alunos doadores dos Programas PGF e Programa Onda 11k.

Com este aditivo somado ao convênio firmado em maio de 2018, a FTS ao final terá doado 520 bolsas de R$ 300,00 / cada totalizando R$ 156.000.00.

A FTS convida a todos ex-alunos que entre nesta rede colaborativa, doando para os Nosso programas PGF e Onda 11k.

Contato para doação ou esclarecimento de dúvidas pode ser feita através do e-mail : contato@fts.org.br ou fone: 35 3622-2606 ou WhatsApp: 35 98863-6206.

Comunicado FTS

Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavirus ( COVID-19) a FTS informa que estará com o seu escritório localizado no Prédio Histórico Cultural da Unifei  fechado do dia 23/03/2019  até o dia 27/03/2019  e neste período estará  realizando somente o atendimento  através de e-email  ou  whatsapp.

Neste momento difícil para a sociedade continuamos a contar com as doações de todos os ex-alunos aos nossos programas Onda 11K e Programa Garanta o futuro – PGF.

E-mail: contato@fts.org.br

Whatsapp: 35 9  8863-6206

Obrigado

Benedito Antunes

Presidente da FTS

Programa Garanta o futuro

No mês de março de 2020 pagaremos a última parcela do atual convênio assinado em Maio de 2018, porém já estamos preparando um aditivo no convênio para continuidade de pagamento de bolsas durante o ano de 2020, serão 60 bolsas de R$ 300,00 que a Fundação irá distribuir neste aditivo no contrato.

Lembrando que o objetivo do PGF é promover o desenvolvimento acadêmico de alunos em situação de vulnerabilidade econômica, por intermédio de auxílio financeiro destinado a permanência na Universidade.

No balanço de 2019, informamos que dos 20 estudantes que iniciaram o ano recebendo o auxilio da FTS, 4 foram suspensos por não terem cumprido alguma norma do programa e foram substituídos por outros que estavam na lista de espera e no final de 2019, participaram do programa 16 estudantes de Itajubá e 4 de Itabira.

A Diretoria de assuntos Estudantis – DAE da Universidade confirma que todos estes alunos são dedicados e comprometidos com o processo educativo e se empenham o quanto podem para permanecer na Unifei. E sempre fazem questão de frisar a importância do auxilio da FTS através das doações dos Ex-alunos.

No final de 2019 a FTS recebeu o relatório do PGF do DAE e neste foi apresentado cada um dos estudantes. Abaixo compartilhamos parte do relatório com o  depoimento de dois alunos da graduação.

Aluno da Engenharia de Produção – Itajubá

“…. A bolsa FTS é de grande importância para a minha permanência na UNIFEI, uma vez que me ajuda muito com os custos que tenho tido em Itajubá. Além de me auxiliar com os gastos , ainda me ajuda quanto a minha família, pois eu senti muito a dificuldades deles em relação a minha mudança e permanência em Itajubá, foi nítido que a situação estava bastante apertada e isso me fez duvidar um pouco sobre a minha permanência aqui…”

Aluna da Engenharia Ambiental – Itabira

“…. Depois de se formar, o que aparentemente não vai demorar muito, pretende continuar os estudos e ingressar em um programa de mestrado. Atualmente , não está participando de nenhum projeto especial, tem se dedicado exclusivamente à graduação. E essa dedicação se deve, em parte, ao recebimento da bolsa advinda do PGF, a aluna faz questão de afirmar que o auxilio proporcionou o meu estudo ser de boa qualidade sem interrupções durante todo o período de assistência seguindo os meus objetivos acadêmicos.

É por histórias como estas acima que a FTS solicita o apoio de todos os ex-alunos nos seus programas tanto o PGF como ONDA 11k de modo que possamos apoiar os nossos alunos neste período importante da sua vida.

Doar Faz Bem

Que tal começar 2020 de uma forma mais solidária?

Descubra os 5 motivos para doar a FTS

1- Retribuição: A Unifei tem ensino de excelência e causa impacto permanente na vida profissional de todo aluno, além disso, os cursos oferecidos são todos gratuitos para os estudantes, ainda que extremamente custosos. As doações feitas para a FTS  são uma forma de retribuição para a sociedade   e de incentivo à excelência da Unifei.

2- Inovação: Você estará ajudando alunos da Unifei a desenvolver projetos inovadores, dentro dos projetos especiais.

3- Contribuição para a Educação: A Educação é o principal meio de transformação de uma nação e o caminho para um futuro melhor para o Brasil. A FTS entendendo  isto, criou um programa denominado – PGF Programa Garanta um futuro onde sua doação   estará ajudando alunos carentes da Universidade.

4- Fortalecimento do Ensino de Engenharia: Você estará ajudando a patrocinar iniciativas como palestras de especialistas e semanas dos cursos coordenadas pelos Institutos e pelos centros acadêmicos de cada curso de graduação realizado durante o ano letivo. A FTS reconhece a Engenharia como instrumento fundamental de transformação social e concentra seus esforços para fortalecê-la.

5- Fundo Patrimonial: Através da doação do projeto Onda 11k, estaremos criando um fundo patrimonial para reserva financeira viabilizando o pagamento de bolsas a alunos carentes e um fundo para  investimentos na própria universidade sempre com o intuito de gerar  melhores profissionais com o passar dos anos.

Para doar é fácil, é só fazer o depósito na conta corrente da FTS e enviar o comprovante ou fazer um contato pelo whatsapp da FTS 35 98863-6206, pelo site (fts.org.br) facebook, instagram ou email – contato@fts.org.br.

A transparência é muito importante para a FTS e todos os meses é informado no nosso site, o saldo bancário de todas as contas correntes administradas pela FTS, as quantidades de doadores e os valores recebidos dos nossos programas PGF e Onda 11k.

No nosso site estamos criando em 2020 uma nova aba denominada boletim FTS onde estaremos informando todas as ações realizadas durante o ano de 2019 e será emitido um boletim  trimestralmente.

Dados para depósito:

Banco – Sicoob – 756

Agência: 4329

Conta corrente: 3239001-7

CNPJ: 21.415.112/0001-83

Favorecido: Fundação Theodomiro Santiago

Gratidão

Gratidão, este é o sentimento da FTS para o ano de 2019.

Como sabemos, a nossa Universidade – Unifei tem transformado a vida de muitos jovens, seus alunos, há mais de cem anos. A FTS, em apoio, administra o Programa Garanta um Futuro (PGF) que em 2019 doou aproximadamente 240 bolsas mensais, no valor de R$ 300,00 cada, a alunos carentes indicados pela diretoria de assunto estudantis da universidade, e esta ação seguirá até fevereiro de 2020, quando encerrará o  convênio que foi assinado com a UNIFEI  em maio de 2018 no valor total de R$ 138 mil.

Em 2019 continuamos com a arrecadação do programa Onda 11K cujo objetivo é ampliar a união dos ex-alunos em torno da universidade, através da adesão de parte dos 11000 ex-alunos, realizando uma doação anual no valor de R$ 50,00 cada, montante este que será revertido para financiar os projetos dos alunos e a própria FTS. Nossa gratidão a todos os ex-alunos que acreditam neste programa.

Sempre é bom lembrar que todos os recursos arrecadados através das doações e o nosso saldo bancário de todas as contas correntes da FTS estão disponíveis na aba transparência do nosso Site (fts.org.br)

Entregamos a todos os 607 formandos da Unifei em 2019 tanto em Itajubá como em Itabira, diplomas de membros efetivos da Fundação Theodomiro Santiago e da Associação dos ex-Alunos da Unifei, e entregamos também, no jantar de 106 anos da nossa Universidade a medalha Mérito Theodomiro Santiago a 2 ex-alunos ilustres : Eng° Luiz Gonzaga Rennó Salomon –  turma de 1967 e Eng° Aloysio da Rocha Pizarro  – turma de 1964. Em 2020 pretendemos seguir com estas ações.

Em 2019 a FTS fez parte de uma equipe, responsável por encaminhar recomendações de Nomes ao Conselho Universitário para outorga do Titulo  Doutor Honoris Causa e para nominação de Prédios da Unifei no Campus Sede e no Campus de Itabira., sendo estes nomes apresentado e aprovado pelo Conselho Universitário em 04/11/2019.

  • Doutor Honoris Causa – Ex-aluna da turma de 1962 – Marita de Souza Arêas Tavares
  • Prédio Administrativo- Ex-Presidente da República do Brasil (1914-1918)– Wenceslau Bráz Pereira Gomes.
  • Campos Itabira – Dr. Theodomiro Carneiro Santiago

Em 2019 em apoio ao DA (diretório acadêmico) auxiliamos na elaboração do projeto de regularização para aprovação junto ao Corpo técnico do Corpo de Bombeiros no Estado de Minas Gerais, este projeto foi aprovado e auxiliamos a direção do Diretório apresentando um custo estimado do total da obra para  viabilizar a renovação do AVCB (auto de vistoria do Corpo de Bombeiro) , além disto a FTS ajudou financeiramente o Diretório Acadêmico na compra de kits contendo caderno, régua, caneta e pasta, doando 80% do lucro obtido ao Diretório acadêmico.

Em 2020, temos um compromisso assumido junto a Associação Atlética de  auxilio financeiro para compra de  camisetas, chaveiros, óculos, copos, etc  e a FTS doará 60% do lucro obtido a Associação.

A FTS auxiliou no controle financeiro a execução VIII maratona mineira de programação realizada na Cidade de Alfenas em Maio de 2019, coordenado pelo Prof. Roberto Affonso da Costa Junior do Instituto de Matemática e Computação. A Unifei foi representada por 6  equipes , 3 de Itajubá e 3 de Itabira, com destaque a Equipe “Epic Nuclear Guys” de Itajubá  que conquistou o tetracampeonato com os alunos José Wagner de Andrade Júnior, Felipe Kallás Silva e Marcos Antônio Flores Gonçalves.

Na sala de atos no complexo Histórico Cultural, recebemos as turmas de 1959 (60 anos de formados), 1969 (50 anos), e 1984 (35 anos) e visitamos a turma de 1974 (45 anos) no seu churrasco de confraternização. Neste encontros, montamos a nossa loja,  apresentamos nossos programas e nossa agenda.

 São momentos especiais como os acima que demonstram todo o nosso carinho com a universidade. Sempre que possível a FTS estimula a vontade dos ex-alunos em rever os amigos e aproveitar os encontros das turmas. Que para o ano que vem venham as turmas de 60,70, 75, 80, 85 e 90 e todas a outras que quiserem compartilhar momentos repletos de alegria e de amizade.

A FTS deseja a toda nossa comunidade um Feliz Natal e um Próspero Ano  Novo.

Enactus

Fundação Theodomiro Santiago é apoiadora de evento de empreendedorismo social em parceria com a Enactus Unifei Itajubá.

Nos dias 26 e 27 de outubro aconteceu em Itajubá o 4° Treinamento Regional das Enactus Mineiras (TREM) , um evento de empreendedorismo social que contou com a presença de mais de 100 estudantes de diversas regiões do Brasil, tendo a Fundação Theodomiro Santiago como principal apoiadora do evento.

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da ação empreendedora. A Enactus Brasil é um dos 37 países ao redor do mundo que opera o programa Enactus, uma rede de estudantes, líderes executivos e líderes acadêmicos, onde é fornecida uma plataforma para os universitários criarem projetos de desenvolvimento comunitário que colocam capacidade e talento das pessoas em foco.

Hoje em Minas Gerais temos times nas universidades da UFLA, UFMG, UFU, UFV(Campus Rio e Viçosa) , UNIFAL, PUC MG Barreiros, UNIFEI (Campus Itajubá e Itabira),Doctum JF, UFJF e IFNMG.

O evento contou com a presença de 140 estudantes e 12 palestrantes, que discutiram diversos temas que tinham como objetivos o entendimento do papel do empreendedorismo social e a aplicação prática. Ao longo dos dois dias foram discutidos assuntos como planejamento estratégico, cultura organizacional, comunicação de impacto social, captação de recursos, aplicação de MVP (Mínimo Produto Viável) , sustentabilidade de projetos, prospecção, comunicação com a comunidade, mensuração de resultados, missão 2030, entre outros.

A FTS parabeniza a Enactus Unifei Itajubá pela organização do Evento em Itajubá  e alerta a sociedade sobre a importância do  contexto do empreendedorismo social em Minas Gerais.

Programação em comemoração ao 106° aniversário da Unifei

Jantar 106 Anos

A AD-Unifei Nacional e a Fundação Theodomiro Santiago, convida a comunidade acadêmica, ex-alunos, familiares e amigos para o jantar de comemoração do  aniversário da nossa Universidade, que neste ano completa 106 anos. Também estaremos comemorando os 50 anos da criação da nossa Associação dos Diplomados e agraciando dois ex-alunos da nossa universidade com a Medalha do Mérito Theodomiro Santiago.

INFORMAÇÕES

Local: Buffet Cia. de Eventos

Rua Oswaldo Cruz, 439, Varginha – Itajubá- MG

Data: 23 de Novembro de 2019

Horário:  20:00h

Preço do Convite Individual:  R$ 100,00;

Sócio-Contribuinte AD-UNIFEI : R$ 90,00

Convites à venda

Diretamente no escritório AD-Unifei

Localizado no Centro de Vivência do Campus de Itajubá

Tel. (35) 3629-1206

e-mail: adunifei.diretoria@gmail.com

Horário de funcionamento: 13h – 19h

ou

​Diretamente no Prédio Histórico e Cultural  – Fundação Theodomiro Santiago

Rua Coronel Rennó, 07 Centro, Itajubá – MG

Tel. (35) 3622-2606

Email: contato@fts.org.br

Horário de funcionamento: 9h – 17h

Nota de falecimento – Geraldo Schumann Cunha

Geraldo Schumann, nasceu em 10 de abril de 1958 em Itajubá, filho de Seu Jair Cunha e Dona Eulália Rennó Schumann Cunha,  graduou-se em Engenharia Elétrica   em 1986 pela EFEI e casou -se com Magali Coli Schumann.

Como escreveu o ex-aluno Paulo Roberto Vilela Pinto (PIG) nas redes sociais “uma perda irreparável para todos nós. Amigo, solidário, aluno brilhante, professor da mais alta capacidade. Exemplo de força e fé na vida! “.

Trabalhou em várias empresas – ABB, Cegelec, Voith Siemens, Siemens, Eletronorte e GE, era Mestre em energia, título obtido na USP-SP em 2013 e pós-graduado em didática em Ensino Superior pela Unib/SP e licenciado em matemática pela Fepi /Itajubá e além disso foi  professor no ensino médio e universitário (Graduação, Pós e MBA).

Schumann, faleceu em 15 de outubro de 2019 aos 61 anos, no dia do professor, profissão nata que o dirigiu por toda a vida, deixando esposa e o filho Henrique Coli Schumann e incontáveis amigos e admiradores.

A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formandos de 1986 o nosso sentimento de pesar pela partida de um grande ser humano, ficando com sua bondade e amor ao próximo sempre demostrado durante sua vida.

Nenhuma Doação é muito pequena e nenhuma doação é grande demais.

Toda a doação, independente do valor, é importante para a FTS. E para sermos uma fundação representativa e apoiada pela Comunidade, precisamos sempre aumentar nossos doadores. Junte-se a nós, mostre seu apoio a FTS e a nossa Universidade.

Sabemos que a educação é o principal meio de transformação de uma nação e o caminho para um Brasil melhor, ajude a FTS nesta causa, sendo doador nos nossos programas – PGF e Onda 11K.

O “PROGRAMA GARANTA O FUTURO – PGF”, que consiste em uma rede colaborativa por meio do qual a FTS recebe a doação de Ex-Aluno para investir em alunos da Graduação com situação financeira menos favorecida. Vale lembrar que atualmente a FTS investe em 20 Alunos com bolsas unitárias de R$ 300,00, atuando sempre em parceria com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da UNIFEI. Você ex-aluno que foi auxiliado neste programa não deixe de participar. Contamos com você.

–  PROGRAMA “ONDA 11K”. O termo “11K” se refere aos 11.000 formados desde 1917 até dezembro de 2017 na UNIFEI, por meio deste programa é solicitado aos Ex-Alunos que doem, pelo menos R$ 50,00 ao ano, para que a FTS tenha sustentabilidade e cria uma reserva financeira para atingir seus objetivos.

Outra forma de colaborar com a FTS é adquirindo produtos – tais como: Livro do Centenário da UNIFEI, Bonés, Pins, Chaveiros, Canecas e livros escritos por Ex-Alunos sobre diversos temas. Estes produtos estão disponíveis para venda no nosso site: www.fts.org.br ou entre em contato pelo whatsapp: (35) 98863-6206 ou fone: (35) 3622-2606.

Encontro da turma de 59 – 60 anos de Formados

A Fundação Theodomiro Santiago – FTS participou no dia 07/09/2019 do encontro da turma de formandos de 1959, pela comemoração dos seus 60 anos de formados. O Encontro aconteceu na sala de atos do Complexo Histórico Cultural da Unifei e contou com a presença do Reitor da Universidade, de 6 formandos, 2 colegas agregados da turma e familiares de colegas que já se foram, com o intuito de celebrar a amizade entre os 27 formandos.

Importante comentar que o evento contou com a usual brilhante organização do colega da turma e da FTS, Eng. Helcio Marcello do Amaral. Na ocasião discursos foram proferidos expressando a emoção do encontro.

Para se ter uma ideia do desafio e do tamanho da obra realizada, em 1959 o Brasil tinha 65 milhões de habitantes e uma capacidade elétrica instalada de 4.115 MW. Atualmente o Brasil tem 208 milhões de habitantes e uma capacidade instalada de geração de 160.645 MW de várias fontes de energia, sendo que aproximadamente 90% são renováveis (hidráulica, biomassa, eólica e solar), causando inveja a muito países.

A FTS parabeniza todos os integrantes da turma de 59 e deseja que esta alegria, união e energia se espalhem  para todos os encontros de turma da Universidade.

Carta aberta ao ex-aluno da Unifei

Prezados ex-alunos:

A FUNDAÇÃO THEODOMIRO SANTIAGO – FTS – É uma das mais antigas fundações ligadas a uma universidade no Brasil, tendo completado 58 anos de existência. De acordo com o seu estatuto em vigor aprovado em 2015, são membros efetivos da FTS todos os diplomados da UNIFEI.

 Um dos objetivos da FTS é estreitar as relações entre os profissionais formados e a universidade. Para isto, a FTS mantém vinculada a si  a ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA UNIFEI – AD-UNIFEI, para facilitar a união dos ex-alunos pelo mundo afora.

Além de cultuar a memória do Dr. THEODOMIRO CARNEIRO SANTIAGO, fundador do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá em  1913, hoje  UNIFEI, outro objetivo da  FTS é apoiar: A Reitoria da Universidade, seus Institutos, os alunos nos Projetos de Competições Tecnológicas, os Centros Acadêmicos de cada curso de graduação, os Projetos Sociais e Culturais e o Diretório Central dos Estudantes no desenvolvimento de suas atividades. E para que isso aconteça, a FTS mantém dois programas:

 – O “PROGRAMA GARANTA O FUTURO – PGF”, que consiste em uma rede colaborativa por meio do qual a FTS recebe a doação de Ex-Aluno para investir em alunos da Graduação com situação financeira menos favorecida. Vale lembrar que atualmente a FTS investe em 20 Alunos com bolsas unitárias de R$ 300,00, atuando sempre em parceria com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) da UNIFEI.

–  PROGRAMA “ONDA 11K”. O termo “11K” se refere aos 11.000 formados desde 1917 até dezembro de 2017 na UNIFEI, por meio deste programa é solicitado aos Ex-Alunos que doem, pelo menos R$ 50,00 ao ano, para que a FTS tenha sustentabilidade e cria uma reserva financeira para atingir seus objetivos.

Outra forma de colaborar com a FTS é adquirindo produtos – tais como: Livro do Centenário da UNIFEI, Bonés, Pins, Chaveiros, Canecas e livros escritos por Ex-Alunos sobre diversos temas. Estes produtos estão disponíveis para venda no nosso site: www.fts.org.br.

A FTS conta com o apoio de todos para auxiliar as novas gerações que estão chegando à UNIFEI, de modo que possam ser formados melhores profissionais ano após ano.

 Mais informações sobre a  FUNDAÇÃO THEODOMIRO SANTIAGO- FTS estão no site – www.fts.org.br – que também pode ser acessado no rodapé da página inicial do site  da UNIFEI, clicando no logotipo da  FTS.

Atenciosamente

Benedito Antunes da Silva Filho

Presidente – FTS

  Nova diretoria – Gestão 2019/2020 

No sábado, 29/06/2019, no salão de atos, no Complexo Histórico Cultural da Unifei, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária para eleição do Presidente e Vice Presidente  e eleição dos 5 membros do conselho fiscal.

Para Presidente e Vice Presidente da FTS, foram eleitos os engenheiros, Benedito Antunes da Silva Filho e William Henry McFadden Junior, respectivamente.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos os ex- alunos: Cleber Gonçalves Junior, Dagmar Luz Andrade e Roberval  Rymer S. Carvalho e como suplentes , Marcos Stewart Ferraz Pamplona e Thiago Clé de Oliveira.

Para o Conselho Diretor foram empossados os ex-alunos:

Diretor Administrativo: Sergio Miranda Carneiro

Diretor Financeiro: Wilmer Santo Luiz Filho

Diretor de Medalha: Nestor José de Noronha Machado.

A FTS esta focada no auxilio aos alunos carentes da UNIFEI, através do seu Programa Garanta o Futuro e através do projeto onda 11K no auxilio aos projetos especiais da Universidade e ao DCE – Diretório Central dos Estudantes.

Seja um doador da FTS e nos ajude a alavancar estes programas! Neste momento investimos mensalmente em  20 alunos carentes,  bolsas de R$ 300,00 através de uma parceria com a nossa Universidade, e já ajudamos alunos de graduação em viagens internacionais  para participação em estágios e em competições, sempre colocando nossa universidade em destaque.

Maiores detalhes dos programas podem ser obtidos no nosso site – www.fts.org.br ou pelo fone 035-3622-2606 onde apresentamos através de um aba de transparência os saldos bancários, as quantidades de doadores, valores recebidos e quantidade de bolsas doadas.

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES – DCE

                   AVCB – AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

“O entusiasmo foi sempre a causa impulsora de todas as proezas humanas e ninguém pode ser entusiasta, por uma coisa, sem viver para ela e por ela e sem que, em torno dessa mesma coisa, gire todo o seu ser, Daí o Slogam dos acadêmicos do IEI, dos alunos, pelos alunos e para os alunos”.

A Fundação Theodomiro Santiago, esta apoiando a atual diretoria do DCE através de uma campanha de doação de recursos financeiros para implantação do sistema de proteção contra incêndio que foi aprovado, através do projeto n° 007 /2019 datado de 17/04/2019, pelo Centro de atividade técnica do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais.

O valor estimado, fornecido pela Empresa de um ex-aluno da Unifei para custear a mão de obra e os materiais, necessários para implantação do sistema, é de aproximadamente R$ 77.000,00.

A segurança dos nossos jovens é primordial para a sociedade e evitar tragédias como a ocorrida na Boate Kiss em Santa Maria no Rio Grande do Sul é fundamental.

Qualquer valor será bem vindo, e necessitamos que seja feito até o dia 31/07/2019 para que as obras se iniciem o mais rápido possível.

O valor deve ser depositado na seguinte conta da

Fundação Theodomiro Santiago

Banco Sicoob (756)

Agencia: 4329

Conta corrente: 3239003-3

CNPJ: 21.415.112/0001-83.

Agradecemos a colaboração de todos os ex-alunos que um dia também fizeram parte dessa magnifica obra.

FTS

Assembleia Geral Ordinária

O Presidente da Fundação Theodomiro Santiago, no uso de suas atribuições, convoca todos os seus membros à participarem   da Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 29/06/2019 conforme edital anexo.
A FTS informa que maiores detalhes para inscrição de chapa serão dadas através do nosso e-mail: contato@fts.org.br ou através do telefone 035-3622-2606.

Reflexão Matemática

Muito tem se falado sobre o baixo nível de aprendizado dos alunos do ensino básico brasileiro. Quando se fala especificamente sobre matemática, observa-se que este tema se transformou em um grande desafio para as escolas e professores já há algum tempo.

No exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015, avaliação comparada de estudantes dos países participantes do ensino fundamental da faixa etária de 15 anos, concluiu-se que 70,3% dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível 2 em matemática, patamar mínimo necessário para o estudante exercer plenamente sua cidadania. Esse patamar foi estabelecido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é o órgão que coordena o PISA.

No Brasil, após a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2017, uma das conclusões apontadas é que após 12 anos de escolaridade, cerca de 70% dos estudantes terminam a Educação Básica sem conhecimentos mínimos de Matemática. Resultados positivos são obtidos com os alunos do 5º ano, mas a situação nacional no Ensino Médio encontra-se praticamente estagnada desde 2009. Assim, observa-se que os índices de medição não demonstram resultados promissores quanto ao desempenho dos alunos brasileiros, principalmente nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Então, o que se pode fazer, além de cobrar os responsáveis?

Outro dia, vimos uma reportagem de um senhor, engenheiro aposentado, que resolveu dar aulas de reforço no banco da praça, e os alunos começaram a aparecer de todo lado. Esta pode ser uma boa inspiração! Se cada um de nós, ex-alunos da Unifei “adotarmos” um aluno de matemática com dificuldades, já serão 11000 crianças e adolescentes melhores em matemática e que terão condições de compreender melhor o mundo e possibilidades maiores de se tornar um profissional bem-sucedido! Fica a dica, pois ousar é fazer.

ROBERTO LAMOGLIA DE CARVALHO HOMENAGEADO

O ex-aluno da turma de 1965, ROBERTO LAMOGLIA DE CARVALHO, nascido em 05/01/1938 em  Maria da fé, foi homenageado   como Patrono da Primeira   Super Copa Itajubá – SCI  de Futebol Amador que está sendo organizado pela  União de Clubes Amadores do Sul de Minas- UCASM, cujo objetivo é organizar competições e valorizar as equipes amadoras, mantendo o futebol regional vivo e cada vez mais forte.

O Campeonato teve seu início em 31/03/19 com a participação de 7 equipes: UNIFEI,  YURACAN, SÃO JOSÉ , ELITE, SANTO ANTONIO, FABRIL E RAC.

Todas as partidas estão sendo realizadas no campo do Yuracan – o conhecido estádio Coronel Belo Lisboa, durante os finais de semana. A tabela e os resultados podem ser acompanhados pela página do Facebook da UCASM.

A FTS apoia e parabeniza toda a equipe da UCASM pela escolha do Patrono e reforça a importância do apoio da nossa comunidade neste evento.

Os ingressos da partida custam R$ 5,00 e sorteio de brindes dos patrocinadores acontecem durante todas as partida. Além disso nas partidas da UNIFEI poderemos ter a companhia da Bateria Danada para animar a festa.

A equipe da Unifei é formada por alunos da Graduação nascidos entre os anos de 1985 e 2001.

ARNALDO AUGUSTO SALOMON TASSINARI

Arnaldo Tassinari, nasceu em 25 de janeiro de 1932 em São Paulo – Capital, graduou-se em Engenharia Elétrica e Mecânica   em 1957 pelo  IEI- Instituto Eletrotécnico de Itajubá atualmente Unifei – Universidade Federal de Itajubá  e era conhecido como excelente pianista, fazendo parte do Grupo Musical UNIVERSITÁRIOS onde muito animado gostava de fazer coro com seus companheiros do conjunto.

Tassinari, foi presidente do Diretório Acadêmico,  atual DAUNIFEI,  em 1954, trabalhou na GE em Santo André- São Paulo , fez curso de especialização na área de Energia Atômica na USP mediante convênio com o governo Francês.  Incentivado pelo Prof. Aureliano Chaves, associou-se ao Instituto de Engenharia de São Paulo, apresentado ao ex ministro Álvaro de Souza Lima, foi trabalhar em sua equipe no DAEE- Departamento de águas e energia elétrica  e em 1964 a serviço do DAEE passou uma boa temporada, visitando a central de carvão de Nantes e o complexo de centrais nucleares de Chinon em Avoine na França, mais tarde foi convidado para ser assistente do Brigadeiro Faria Lima, com que colaborou por muito tempo.

Tassinari participou da Fundação da CESP, na área sanitária a criação da Comasp, que se uniu ao DAE transformando-se na Sabesp e nas área de telecomunicações assistiu o surgimento da Cotesp, que depois foi absolvida e transformada em Telesp, ele presidiu o conselho consultivo de departamento de edificações e obras públicas – Dop – São Paulo e presidiu a ABEE- Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – Seção São Paulo de 1979 a 1985.

Faleceu em 13 de março de 2019, aos 87anos.

O Brasil perde um Profissional completo e de sucesso.

A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formados de 1957, o nosso sentimento de pesar pela partida de um grande profissional sabendo que ele estará vivendo com muito carinho nas suas memórias e deixando muita saudade.

Colação de Grau – Janeiro e Fevereiro de 2019

Nos dias 19 e 26 janeiro e em 01 de fevereiro de 2019 aconteceram as colações de grau de várias turmas da UNIFEI, em Itajubá e Itabira, respectivamente e foi com enorme satisfação que a FTS entregou 467 diplomas de membro efetivo da FTS e da AD UNIFEI aos formandos.
Em Itabira o Professor Rodrigo Silva Lima, Pró-Reitor da Pró-reitora de Graduação – PRG, fez a entrega dos diplomas e em Itajubá o presidente da FTS William Henry Mc Fadden representou a fundação entregando este que é o vinculo entre o ex-aluno e a universidade e que se perdura pelos anos vindouros.
No seu discurso William ressaltou que a FTS vem atuando de forma efetiva no auxílio a alunos carentes e que graças ao apoio dos ex-alunos atingiu a meta de 1000 bolsas doadas no período de 2005 a 2018, e enfatizou que o objetivo do PGF – Programa Garanta Um Futuro é apoiar os estudantes da UNIFEI no intuito de melhorar o desenvolvimento acadêmico, sobretudo de alunos carentes, por intermédio de auxílio financeiro para alimentação, saúde, moradias ou despesas de manutenção.
William ressaltou também a importância das doações dos ex-alunos para a sustentabilidade financeira da FTS, através do programa Onda 11K e das aquisições dos produtos da loja FTS como o extraordinário livro Unifei – 100 anos de história.
Com a receita destas doações a FTS, dentro do seu objetivo, continuará a apoiar as atividades da nossa universidade tais como: projetos especiais dos alunos da graduação, projetos dos centros acadêmicos dos cursos de graduação e da parceria com o DCE – Diretório Central dos Estudantes. Sempre com intuito da criação de um vínculo permanente entre o ex-aluno e a comunidade estudantil.

Nota de Falecimento

CESAR DE BARROS PINTO

Cesar, nasceu em 01 de dezembro de 1940 em São Paulo – Capital, graduou-se em Engenharia Elétrica e Mecânica  em 1964 pelo IEI e casou-se com Bernadete.

Cesar, foi presidente do Diretório Acadêmico do atual DAUNIFEI em 1961/62, trabalhou na COPEL e na Eletrosul, onde foi Chefe de Departamento e Diretor de Operações, Diretor da ABRATE – Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica de 2001 até 2014, além de ter sido Secretário Estadual de assuntos Extraordinários do Governo de Santa Catarina.

Faleceu em 24 de janeiro de 2019, aos 78 anos, deixando esposa e 4 filhos, Marta, Raquel, Renato e Paulo César e incontáveis amigos e admiradores.

O Brasil perde um grande Profissional, pois Cesar foi um   exemplo de dedicação e de alta competência administrativa e técnica.

A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formados de 1964, o nosso sentimento de pesar pela partida de um grande profissional sabendo que ele estará vivendo com muito carinho nas suas memórias e deixando muita saudade.

Programa Garanta um Futuro – PGF

Durante o ano de 2018, através do Programa PGF – Programa Garanta o futuro, a FTS distribuiu entre abril e a dezembro de 2018 , bolsas mensais de R$ 300,00 a 20 alunos carentes da UNIFEI , escolhidos pelo DAE – Diretoria de Assistência Estudantil da Universidade, totalizando assim 180 bolsas e cumprindo 39% do convênio assinado com a Universidade no valor de R$ 138.000,00.

A FTS convoca a cada um ex-aluno e principalmente aos que já foram apoiados pelo Programa que entre em contato através do e-mail: CONTATO@FTS.ORG.BR ou através do fone: 035-3622-2606  e faça esta rede colaborativa crescer ano após ano e desta forma aumentamos o alcance do Programa.

No vídeo encontra-se o depoimento de alguns alunos apoiados por este Programa durante o ano de 2018.

PROGRAMA ONDA 11K

Prezado ex-aluno, é com muita alegria que toda a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, e Conselho Curador da FTS, desejam a vocês um próspero 2019 com muitos sucessos e realizações.

A Diretoria Executiva da FTS, vem trabalhando desde julho de 2018 em um programa denominado ONDA 11K, onde através da força e da união e do poder de transformação dos ex-alunos, pretende ajudar aos jovens alunos e a comunidade local e transformar-se numa rede colaborativa para engrandecimento de todos e da UNIFEI.

11K representa o somatório dos ex-alunos desde a criação do instituto em 1913 até o final do ano de 2017. Com a compreensão de que todos nós que estudamos gratuitamente nesta Universidade de qualidade temos o dever de contribuir com a Sociedade.

 O propósito deste Programa é dar sustentabilidade financeira à FTS e a ADUNIFEI, dar suporte aos projetos especiais dos alunos de graduação e também auxiliar o DCE – Diretório Central dos Estudantes.

Através deste Programa – ONDA 11K- ,  a  FTS está objetivando centralizar todas as doações hoje existente em uma única fonte e desta distribuir para a ADUNIFEI Nacional  e suas regionais.  Neste momento contamos com 38 ex-alunos, sendo 24 doadores anuais e 14 doadores mensais, e a nossa meta é atingir 1500 ex-alunos, ou seja, 15% dos ex-alunos.

Precisamos de seu apoio com a doação de no mínimo R$ 50,00 por ano e assim vamos em frente com o coração aberto e, a esperança renovada em uma sociedade mais justa e colaborativa.

Entre em contato com a  FTS, através do e-mail : CONTATO@FTS.ORG.BR ou pelo fone 035-3622-2606 e enviaremos a ficha de inscrição e o procedimento para a doação.

Retrospectiva 2018 FTS – balanço do ano

O Ano de 2018 para a FTS foi um ano de continuidade dos projetos da gestão anterior, de aproximação com a reitoria, com o diretório acadêmico, com os alunos da graduação através dos centros acadêmicos dos diversos cursos e com seus projetos especiais.

A Unifei tem transformado a vida de muitos jovens, seus alunos,  há mais de cem anos. A FTS em apoio, administra o Programa Garanta um Futuro (PGF) que em 2018 doou aproximadamente 150 bolsas mensais, no valor de R$ 300,00 cada, a alunos carentes indicados pela diretoria de assunto estudantis da universidade, e esta ação seguirá até o  final do ano de  2019. Este pacote foi viabilizado através do convênio assinado com a UNIFEI em maio de 2018 no valor total de R$ 198 mil.

Neste ano também, a FTS lançou o programa Onda 11K cujo objetivo é ampliar a união dos ex- e alunos em torno da universidade, através da adesão de parte dos 11000 ex-alunos, realizando uma doação anual no valor de R$ 50,00 cada, montante este que será revertido para financiar os projetos  dos alunos e a própria FTS.

O site da FTS (fts.org.br) está no ar com as principais noticias da fundação, os projetos sociais, as orientações para adesão aos projetos, a loja virtual e a aba transparência contendo todas  as informações financeiras que podem ser acessadas e acompanhadas por toda a comunidade , principalmente os ex-alunos, os mais interessados.

Realizamos no mês de agosto/2018, a entrega dos diplomas de membros efetivos aos formandos na Colação de grau de Itajubá e Itabira. Entregamos também a medalha Mérito Theodomiro Santiago a 2 ex-alunos ilustres: Joaquim Carlos Masseli – turma de 1957 e Jamil Haddad – turma de 1983. Em 2019 pretendemos seguir com estas ações.

Na sala de atos no complexo Histórico Cultural, recebemos as turmas de 1958 (60 anos de formados), 1968 (50 anos), 1973 (45 anos), 1978 (40 anos), 1983 (35 anos) e 1988 (30 anos). Recebemos também a turma que passou no vestibular de 1974 e a turma que celebrou seu DR/2, uma referência aos seus 32,5 anos de formatura,  a turma de dez/1985.

São momentos especiais como os acima que demonstram todo o nosso carinho com a universidade. Sempre que possível a FTS estimula a vontade dos ex-alunos em rever os amigos e aproveitar os encontros das turmas. Que para o ano que vem venham as turmas de 59,69, 74, 79, 84 e 89 e todas a outras que quiserem compartilhar momentos repletos de alegria e de amizade.

A FTS deseja a toda nossa comunidade um Feliz Natal e um Próspero Ano  Novo.

A Modernização de um Símbolo

No dia 23/11/2018, foi realizada no Complexo Histórico e Cultural a solenidade comemorativa do 105º aniversário de fundação da Unifei. Neste dia houve a apresentação do Coral da Unifei, voz e violão com Juliana, a aposição de flores no Mausoléu do Fundador, a Inauguração do  Retrato na Galeria de Professores aposentados com o Professor Carlos Alberto Murari Pinheiro, e o lançamento da nova logo da Unifei.

Com a criação de novos cursos de graduação, devido a transformação da instituição em Universidade em 2002, houve a necessidade de atualizar o logo de modo que a identidade visual represente os objetivos atuais e a missão da UNIFEI.

Esta nova identidade visual, através de um reposicionamento conceitual para o simbolo,   abrange todas as áreas de conhecimento e garante uma comunicação efetiva com seu público. Conforme exposto na apresentação
realizada na solenidade pelo Responsável Técnico da Empresa Traço Leal,   a Engrenagem representa os mecanismos do pensamento crítico, que leva à análise e à criação de soluções inovadoras; o raio representa a sinergia, o efeito ativo do trabalho em direção a objetivos comuns; a letra “E” assume novos valores além de Engenharia: Educação, Ensino, Evolução, Ética, Elo , Empreendedorismo, Eficiência, Ecologia e Energia.

Os Elementos do símbolo gráfico foram redesenhados, tendo em vista critérios técnicos, conceituais e formais. Um exemplo disto é a engrenagem. Os dentes agora se encaixam, característica que não ocorria no símbolo original.

Para celebrar esta nova logomarca, a FTS colocou à venda um lote exclusivo de 100 canecas com a nova logo e com a data de celebração do 105º aniversário. Adquira a sua através do e-mail: contato@fts.org.br ou através do fone: 035-3622-2606.

Inicio Promissor – Parabéns Beatriz

A FTS – Fundação Theodomiro Santiago, na sua missão de repercutir o sucesso e as boas iniciativas de seus membros, os ex alunos da UNIFEI, tem orgulho em homenagear a professora Beatriz dos Santos Araújo, ex-aluna da UNIFEI da turma de 2017 de Licenciatura em Química e atual mestranda em Educação em Ciências, pelo reconhecimento obtido através do Prêmio Itajubense de Ciência e tecnologia de 2018 como Professora Destaque da Educação Básica no Ensino Público da Cidade de Itajubá.

Mesmo com uma carreira que apenas se iniciou, ela já conquistou também a admiração de seus alunos que, por seus ensinamentos, responsabilidade, companheirismo e amizade a elegeram sua paraninfa da formatura do Ensino Médio da Escola Major João Pereira de Itajubá, escola em que atua como professora de química.

Esta história de sucesso passa por muita dedicação, boa formação e trabalho constante para abordar a química de uma maneira atrativa e compreensível a seus alunos, por mais difíceis que estes sejam e também por reconhecer que aprende muito com cada um destes jovens!

Parabéns Bia e muito mais sucesso nesta sua carreira que já começa estrelada, que venham muito mais prêmios e reconhecimentos e que você continue com esta mesma garra e disposição na busca constante de aprender mais para ensinar cada vez melhor!

ALBERTO TAVARES SILVA

No ano em que a UNIFEI completa 105 anos, comemora-se também o centenário de um ex-aluno ilustre, formado em 1941, pelo então IEI juntamente com mais oito colegas.
Alberto Tavares Silva, filho de João Tavares da Silva e de Evangelina Rosa e Silva, nasceu em Parnaíba – PI em 10/11/1918 e casou-se com Florisa de Mello Tavares Silva, faleceu em Brasília, em 28/09/2009, com 90 anos de idade e em pleno exercício de seu segundo mandato de Deputado Federal.
Engenheiro e Político, Alberto Tavares Silva foi Diretor-técnico da Companhia de Força e Luz de Parnaíba – PI, Presidente da Companhia de Eletricidade do Ceará e ao ingressar na carreira política foi Prefeito de Parnaíba, Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador do estado do Piauí e Senador da República. Também foi presidente do diretório Regional do PMDB no seu Estado.
Por tantos feitos em nome do povo do Piauí recebeu uma bela homenagem dando seu nome ao nono maior estádio de Futebol do Brasil – de acordo com o Ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) – Estádio Governador Alberto Tavares ou simplesmente “Albertão”, localizado em Teresina – PI.
Alberto Tavares é um exemplo de um bom fruto de uma boa árvore.
Seus amigos e incontáveis admiradores diziam que Alberto Tavares Silva, era uma mente brilhante, uma força transformadora e um sonhador eterno, sempre à frente do seu tempo.
A FTS saúda, a família do ilustre ex-aluno e deseja sucesso na exposição à ser realizada do dia 24/11 até o dia 19/12/2018 com o título “ A Memória afetiva do ilustre filho de Parnaíba”.
A FTS congratula a UNIFEI pelo seu aniversário e antevê anos de sucessos para a Universidade, seus ex-alunos, alunos de graduação e alunos de pós-graduação.

NETWORKING– A IMPORTÂNCIA DE CRIAR UMA BOA REDE DE RELACIONAMENTOS PARA SE CONECTAR COM AS OPORTUNIDADES CERTAS.

Como uma enorme rede neural, todos estamos ligados. Contatos mais ou menos estreitos serão a base para que atinjamos esse ou aquele objetivo e consequentemente o sucesso em qualquer área de atividade. Por isso a importância crucial de uma boa rede de relacionamentos deve ser enfatizada a todo custo, sem deixar pequenos nós para trás, todos são relevantes e qualquer um pode ser o ponto de inflexão fundamental para o sucesso que virá.

Ao deixar a vida universitária, muitos entendem que o que ficou para trás são só lembranças e tratam aqueles contatos desta maneira. Pode estar aí um grande equívoco que vai prejudicar o seu caminho ou, no mínimo, atrasar seu desenvolvimento.

Manter contato com ex-colegas, ex-alunos da universidade e até ex-professores é tão fundamental quanto encontrar um bom emprego. Na verdade, é factível que este primeiro network seja a base para essa busca e os agentes facilitadores são muitos já que vivemos uma era de intensa troca de informações.

Além do mais, é fundamental que essa rede se amplie, agora com outras necessidades, a busca é voltada para os objetivos futuros que nortearão nossas vidas daí para frente.  A quantidade desses contatos é importante para o primeiro passo que deverá ser substituída pela qualidade, num segundo momento quando os horizontes individuais estiverem mais bem definidos, porém não se deve desprezar nenhum deles até que suas metas tenham sido atingidas.

Nota de Falecimento
Dorinato Gomes de Lima

Dorinato, nasceu em 11 de abril de 1937 em Itajubá, filho de Seu Almiro Gomes de Lima e Dona Mariana Motta de Lima, criado numa família de 3 irmãos, graduou-se em Engenharia Elétrica e Mecânica em 1960 pelo IEI e casou -se com Carmem Vera Pereira de Lima.
Trabalhou toda a sua brilhante carreira na Petrobrás dentro da Refinaria Presidente Bernardes em Cubatão- SP e depois de aposentado abriu a Empresa MRDM Engenharia para prestação de serviço na área de monitoramento de Máquinas e Equipamentos.
Para compartilhar sua experiência, Dorinato escreveu um livro, lançado pela Editora Ateniense, intitulado Entre a Escola e a Empresa, onde orienta os alunos da graduação de uma universidade, quanto ao que devem saber para enfrentar o dia a dia de uma Empresa.
Dorinato, um fascinado por cavalos de raça, especialmente pelo seu cavalo chamado Eclipse era também apaixonado pela nossa UNIFEI e foi diretor da ADUNIFEI regional da Baixada Santista durante vários anos.
Dorinato, faleceu em 21 de Outubro de 2018, aos 81 anos, deixando esposa, duas irmãs – Maria do Socorro e Maria Olímpia – e uma filha Maria Rita e incontáveis amigos e admiradores.
A FTS, neste triste momento, gostaria de compartilhar com a toda a família e com toda a turma de formandos de 1960 o nosso sentimento de pesar pela partida de um grande guerreiro sabendo que ele estará vivendo com muito carinho nas suas memórias e deixando muita saudade daquela sua risada contagiante.

 FTS – JEITO MINEIRO DE TRABALHAR

A Atual Gestão da FTS assumiu em 10/06/2017 e deste o início está trabalhando para dar continuidade aos projetos apontados no relatório de passagem de serviços fornecido pela Gestão anterior, endereçar novas demandas e alavancar as receitas. Outro grande foco de atenção tem sido a aproximação com a Reitoria, com o Diretório Acadêmico, com os Centros Acadêmicos de cada curso da graduação e com os projetos especiais dos alunos de graduação.

Abaixo listamos algumas das ações já executadas:

  • Participação efetiva no lançamento do Livro – UNIFEI 100 anos de história e envio do relatório de prestação de contas junto ao Ministério da Cultura, atendendo à Lei Rouanet.
  • Firmado, em maio/18, um novo convênio do Programa PGF – Programa Garanta um futuro – no valor de R$ 138.000,00 com a UNIFEI para doação de 20 bolsas mensais no valor de R$ 300,00 durante os anos de 2018 e 2019.
  • Esta Gestão da FTS viabilizou financeiramente a viagem de uma aluna da Graduação para um período de estágio no CERN – Laboratório de acelerador de partículas na Suíça e a participação de 3 alunos da Graduação da equipe de Robótica – UAI!RRIORS numa competição na Califórnia nos EUA. Levando o nome da nossa escola no Exterior.
  • Volta da Entrega de Medalha ao Mérito Theodomiro Santiago no Jantar de Aniversário da Universidade promovido pela ADUNIFEI em Novembro de 2017, sendo agraciados os Eng° Luiz Alberto Garcia (T59) e Eng° Francisco Hyczy da Costa (T62). Em novembro de 2018 iremos agraciar 2 Engenheiros de destaque também.
  • Volta da entrega de diplomas de membro nato da FTS na colação de grau dos alunos de graduação em Itabira e em Itajubá.
  • Lançamento do Site da FTS e divulgação nas plataformas: Facebook, Instagram e LinkedIn. Importante ressaltar que no site há a aba transparência com as informações mais detalhadas da FTS, acompanhamentos de arrecadações, saldo bancário de cada projeto, entre outras informações para que os doadores e toda população possa acompanhar nosso trabalho. Site: https://fts.org.br
  • Criação e comercialização de kits dos produtos da loja FTS os encontros das turmas de 1957, 1961, 1962, 1963, 1967, 1987 e 1985, com criação de kits para venda dos produtos da loja da FTS (Chaveiro, pins, bonés e livros).

Em julho de 2018 a FTS criou um novo projeto de arrecadação , denominado -Onda 11k-, simbolizando os 11 mil ex-alunos da Escola, através do qual esperamos que a maioria dos ex-alunos doe a partir de R$ 40,00 uma vez ao ano à FTS. A receita gerada será usada: Na FTS para  pagamento das suas despesas recorrentes, atualmente por volta de R$50K/Ano;  para suportar as despesas da ADUNIFEI Nacional e Regional;  auxiliar os  projetos do Diretório Acadêmico; auxiliar nos projetos dos Centros Acadêmicos dos Cursos de Graduação; e principalmente auxiliar as equipes dos Projeto Especiais que elevam o nome da nossa UNIFEI por onde passam.

Todo o trabalho acima é fruto de ação voluntária de ex-alunos engajados com nossa universidade, num trabalho silencioso, como todo bom mineiro!

Somos milhares de ex-alunos sendo que apenas 105 são doadores ativos no PGF – Programa Garanta um Futuro, e 7 são doadores ativos para doação direta a FTS- Fundação Theodomiro Santiago.

Venha você também fazer parte desta onda, pois juntos seremos mais fortes, necessitamos fortalecer a FTS!

Você que já é doador, indique amigos e conhecidos para fazer parte dessa Energia Positiva!

Era só um cartaz de festa

No começo era somente um cartaz de festa…..

A FTS traz algumas dicas sobre prevenção de incêndio e  relembrar o Incêndio na boate Kiss.

Em 27/09/2018 completa 5 anos e 8 meses da tragédia, numa cidade com a mesma característica universitária que a nossa Itajubá.

Tragédia que ceifou vidas , destruiu sonhos e famílias, e matou  promessas de futuros grandes líderes do nosso pais,  pessoas que poderiam de alguma forma ajudar no desenvolvimento do nosso Brasil e que hoje  já estariam dando frutos para a nossa economia.

incêndio na boate Kiss foi uma tragédia que matou 242 pessoas[ e feriu 680 outras numa discoteca da cidade de Santa Maria, no estado brasileirodo Rio Grande do Sul. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 e foi causado por um sinalizador disparado no palco em direção ao teto por um integrante da banda que se apresentava no local. A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte de mais de duas centenas de pessoas.

O acidente foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela tragédia do Gran Circus Norte-Americano, ocorrida em 1961, em Niterói, que vitimou 503 pessoas;[ e teve características semelhantes às do incêndio ocorrido na Argentina, em 2004, na discoteca República Cromañón Classificou-se também como a quinta maior tragédia da história do Brasil, a maior do Rio Grande do Sul, a de maior número de mortos nos últimos cinquenta anos no Brasil e o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo.

Segue abaixo algumas dicas de segurança extraídas da Cartilha de orientações básicas  do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

  • Não use cestos de lixo como cinzeiros.
  • Não jogue pontas de cigarro pela janela, nem as deixem sobre armários, mesas e prateleiras.
  • Não fume ao lidar com álcool, cera, parafina, solventes ou material de limpeza em geral.
  • Respeite as proibições de fumar e acender fósforos em locais sinalizados.
  • Evite o acúmulo de lixo em locais não apropriados.
  • Coloque os materiais de limpeza em recipientes próprios e identificados.
  • Não deixe os equipamentos elétricos ligados após sua utilização. Desconecte-os da tomada.
  • Ao utilizar materiais inflamáveis, faça-o em quantidades mínimas, armazenando-os sempre na posição vertical e na embalagem original.
  • Não improvise instalações elétricas, nem efetue consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso.
  • Não sobrecarregue as instalações elétricas com a utilização de “plugues T” ou extensões. Procure um profissional com conhecimento técnico.
  • Verifique, antes de concluir seu trabalho, se os equipamentos elétricos estão desligados.
  • Observe as normas de segurança ao manipular produtos inflamáveis ou explosivos.
  • Mantenha os materiais inflamáveis em locais resguardados e à prova de fogo.

FTS Na Colação da UNIFEI Itajubá e Itabira

No inicio de Agosto deste ano aconteceram as colações de grau de várias turmas da UNIFEI, dia 03/8 no campus de Itabira e dia 13/8 aqui em Itajubá e foi com enorme satisfação que a FTS volta, após anos sem estar presente, a entregar o diploma de membro nato da FTS e da AD UNIFEI aos formandos. Em Itabira o professor Roberval, presidente da AD UNIFEI nacional, fez a entrega dos diplomas e em Itajubá o presidente da FTS William Henry Mc Fadden representou a fundação entregando este que é o vinculo entre o ex-aluno e a universidade e que se perdura pelos anos vindouros.

No seu discurso William ressaltou que a FTS vem atuando de forma efetiva no auxílio a alunos carentes, com dezenas de bolsas oferecidas para os próximos dois anos, no apoio financeiro e logístico aos projetos especiais que tanto sucesso tem trazido para a universidade e na formação de um vínculo permanente entre o ex-aluno e a comunidade estudantil para que se possa direcionar os futuros formados ao mercado de trabalho.

Equipe Ex Machina – Orgulho dos Ex- Alunos da Unifei

A FTS tem o orgulho de informar que a equipe do Projeto Especial – Ex Machina, estará presente na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla realizada pela APAE, que neste ano ocorrerá entre os dias 21 e 28 de agosto, apresentando um Painel Construtivo Comunitário não dia 27/08 às 08:00 horas.

A Ex Machina, grupo de pesquisa da UNIFEI, desenvolve dispositivos para pessoas com deficiência física, com foco na melhoria da qualidade de vida, procurando devolver a elas algumas das funções básicas do corpo humano. Iniciada em 2014 por alunos, conta com a parceria de professores de diferentes áreas.

A Ex Machina é pioneira no ramo de tecnologia assistiva no meio acadêmico e trabalha para desenvolver as pesquisas na área de engenharia de reabilitação, unindo a dedicação, o melhor do homem e o melhor da máquina, ou simplesmente Ex Machina.

IV Seminário Bolsas de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento

Dia 21/08, das 8h às 11h, no Auditório do Excen.

Presença obrigatória (CONVOCADOS)*:
Membros das comissões de bolsas;
Candidatos às bolsas do segundo semestre de 2018;
Bolsistas que tiveram as bolsas implementadas em agosto de 2018.

Presença facultativa (CONVIDADOS)*:
Bolsistas que já assistiram a um dos 03 Seminários já ministrados anteriormente;
Docentes dos Programas de Pós-Graduação Acadêmicos da Unifei (orientadores);
Alunos que não pretendem concorrer às bolsas do segundo semestre de 2018.

Mais informações: financeiroprppg@unifei.edu.br

Nota de Falecimento

Francisco José Borges de Morais

O Chiquinho ou Dedé, como era conhecido, nasceu em 25 de Julho de 1961, filho de José Cupertino Morais e Leda Borges Morais, criado numa família de  9 irmãos,  se graduou em Engenharia Elétrica em 1985 e casou-se com Marilene Guimarães Morais.

 Trabalhou em diversas empresas no setor elétrico tais como: Schneider Eletric, CPFL , CESP e atualmente trabalhava na Empresa Interligação Elétrica do  Madeira S.A. que é uma Empresa Concessionária de transmissão de energia elétrica para operação de uma linha de transmissão em 600KV CC- 500/440KV/CA, para escoamento da energia produzida no complexo do Rio Madeira, desde Porto Velho (RO) até Araraquara (SP).

Nas horas vagas, Dedé escrevia poemas e foi compositor de vários sambas enredo das escolas de Samba de Brasópolis, aliás, no recente encontro da sua turma da Unifei, comemorando 33 anos de formatura, realizado em 21/07/2018 em Itajubá ele escreveu em um guardanapo e declamou aquela que seria a sua última poesia em homenagem a todos os presentes. O nome da Poesia – Doroteia.  Na semana seguinte, de férias, Dedé foi pessoalmente à FTS adquirir o Livro Unifei 100 anos de história.

Dedé Faleceu em 11 de agosto de 2018, aos 57 anos, deixando esposa, dois filhos – Gabriel e Luísa Guimarães Morais e incontáveis amigos e admiradores.

A FTS, neste triste momento, gostaria de despertar nos ex-alunos a vontade de rever os amigos e aproveitar os encontros das turmas, repletos de alegria e de amizade relembrando os bons tempos de faculdade, pois como sabemos a vida não espera.

1000 BOLSAS DOADAS

Programa Garanta um Futuro

 A FTS tem a alegria em informar que graças ao apoio dos ex-alunos atingiu a meta de 1000 bolsas doadas no período de 2005 a 2018.

Lembrando que o objetivo do PGF – Programa Garanta Um Futuro é apoiar os estudantes da UNIFEI no intuito de melhorar o desenvolvimento acadêmico, sobretudo de alunos carentes, por intermédio de auxílio financeiro para alimentação, saúde, moradias ou despesas de manutenção.

Atualmente o total de ex-alunos da UNIFEI é de aproximadamente 11.000 pessoas e o programa recebe a contribuição de 105 ex-alunos, ou seja, menos de 1% do nosso quadro.

Podemos ajudar mais alunos se você aderir ao programa!

A Diretoria da FTS acredita que unidos somos mais fortes e que esta ajuda é investimento no futuro do país.

FTS – DINHEIRO PÚBLICO É COISA SÉRIA

Em novembro de 2017 a FTS concluiu uma das obras mais importantes dos últimos anos, o Livro: Unifei, 100 anos de história.

Com muito esforço e um excelente trabalho de equipe, finalizamos o projeto 8313 – Pronac 140274 iniciado há 5 anos que utilizou recursos da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Foram impressos 3 mil exemplares de uma história belíssima contada pelo Jornalista Flávio Dieguez.

Como determina a lei Rouanet, a FTS distribuiu muitos livros às mais diversas instituições e ainda possui exemplares para venda por um preço simbólico de R$ 50,00. O exemplar pode ser adquirido através do e-mail: contato@fts.org.br

Ainda, atendendo à lei Rouanet, a FTS fez em 04/07/2018 a devolução do saldo das aplicações financeiras aos cofres públicos no valor de R$ 47.178,35 para encerramento do projeto.

Estamos orgulhosos de ter participado deste projeto brilhante cujo desfecho foi magnífico.

Adquira seu exemplar e guarde consigo a história da universidade que está no coração de todos nós.

PGF – PROGRAMA GARANTA UM FUTURO

EM 14/05/2018 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI E A FUNDAÇÃO THEODOMIRO SANTIAGO ASSINARAM O CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO ATRAVÉS DO PGF – PROGRAMA GARANTA O FUTURO, PARA OS ANOS DE 2018 E 2019.
O CONVÊNIO FOI ASSINADO PELO Prof. EDSON DE OLIVEIRA PAMPLONA – PRÓ REITOR DE EXTENSÃO E PELO PRESIDENDE E VICE PRESIDENTE DA FTS Eng. WILLIAN HENRY MC FADDEN JUNIOR E Eng. BENEDITO ANTUNES DA SILVA FILHO, RESPECTIVAMENTE.
O CONVÊNIO TEM POR OBJETIVO O ESTABELECIMENTO DE AÇÃO DE COLABORAÇÃO ENTRE AS PARTES, COM VISTA A MANTER UM PROGRAMA DE APOIO, DE MODO A PROMOVER O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO, DE ALUNOS DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA POR INTERMÉDIO DE AUXÍIOS MÚLTIPLOS DESTINADOS A ALIMENTAÇÃO, MORADIA E OUTRAS DESPESAS DE MANUTENÇÃO.
ESTE CONVÊNIO ATENDERÁ 20 ALUNOS COM PAGAMENTOS MENSAIS DE R$300,00 DURANTE 23 MESES, TOTALIZANDO R$ 138.000,00.
O CONVÊNIO ASSINADO, ACOMPANHAMENTO DAS RECEITAS DO PGF E PAGAMENTOS DO CONVÊNIO, PODEM SER ACESSADO NA ABA DA TRANSPARÊNCIA DO SITE DA FTS- FTS.ORG.BR.
PARA MAIS DETALHES DO PROGRAMA PGF E PARA SE TORNAR UM DOADOR É SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO EMAIL: CONTATO@FTS.ORG.BR OU PELO FONE (035) 3622-2606.

Nota de Falecimento

Francisco Rennó Neto

O Dr. Chiquinho nasceu em 17 de Outubro de 1932 e se graduou em Engenharia Elétrica em 1955 pelo então Instituto Eletrotécnico de Itajubá. Casou-se com a Sra. Maria Inês Maia Rennó em 30 de Julho de 1956.
Em 1974 conquistou o título de Doutor Livre Docência pela já Escola Federal de Engenharia de Itajubá, no qual lecionou disciplinas nos anos seguintes, sempre conciliando com o papel atuante como empreendedor.
Trabalhou na Petrobrás de 1956 a 1961, na Companhia Siderúrgica Paulista – COSIPA de 1961 a 1970 e empreendeu com a TRIEL, empresa de destaque entre as décadas de 70 e 90, que atuou na área de Engenharia Elétrica, notadamente em soluções de Proteção do Sistema Elétrico. Com a empresa RTR, foi pioneiro em trazer tecnologias de ponta para o setor elétrico na década de 90 e início dos anos 2000, tendo viajado dezenas de países no qual mantinha negócios com empresas de tecnologia estrangeiras, trazendo seus produtos para o Brasil.
Em 2008, com 76 anos, fundou a empresa Rennosonic Tecnologia, uma empresa de tecnologia focada no uso eficiente da água, especialmente com a missão de fazer Usinas Hidrelétricas gerarem mais energia com menos água. Em 2009, recebeu a premiação de Desenvolvimento Sustentável da Confederação Nacional da Indústria por esta iniciativa.
Foi diretor da ADUNIFEI Regional Santos e Presidente da ADUNIFEI Nacional de 2008 até 2012. Sendo agraciado, por ter prestado notáveis serviços à Engenharia Nacional, com a Medalha do Mérito Theodomiro Santiago pela FTS- Fundação Theodomiro Santiago em 01/10/1988.
Faleceu em 05 de Junho de 2018, aos 86 anos, deixando esposa, três filhas e incontáveis amigos e admiradores.

UAI!RRIOR detonou na Califórnia EUA – 14° Edição do Robogames

Na RoboGames de 2018, os guerreiros da equipe UAI! RRIOR venceram batalhas emocionantes e se consagraram campeões invictos nas categorias Lightweight, com o FEDERAL M. T., e também com o Middleweight GENERAL, este tornou-se  bicampeão!  Na categoria Beetleweight, o RICOTA ficou com a medalha de bronze!

Parabéns a toda equipe pela dedicação, competência e garra! Em nome de todos ex-alunos expressamos nosso orgulho por poder  ajudar no patrocínio da equipe em competição tão relevante para nossa Universidade.

Fundação Theodomiro Santiago- Gestão 2017/2018.

ROBOGAMES 2018  27 A 29 DE ABRIL EM  PLEASANTON  CALIFORNIA

VIVA A EQUIPE UAI!RRIOR

 Faltando 1 dia para o robogames, os guerreiros da equipe uai!rrior já estão lá; graças ao apoio e a ajuda de patrocinadores e parceiros  e o esforço para  a venda de rifas e camisetas .

A FTS esta apoiando este projeto com a doação de 3 passagens aéreas possibilitando assim a ida de membros importantes que serão essenciais para competição .

A uai!rrior participa do robogames desde 2009 e trouxe o primeiro ouro para a UNIFEI em 2011 e desde então já conquistou 25 medalhas .

Esta será a 14º edição do robogames e a FTS esta na torcida para que venham mais medalhas.

Boa sorte UAI!RRIOR!

Carta de agradecimento da Anna Kauane a FTS – Projeto LHC/CERN – FRANÇA/SUIÇA.

Primeiramente, gostaria de agradecer imensamente a todos os integrantes da Fundação Teodomiro  Santiago por terem me ajudado na realização de um grande sonho.

No ano de 2017, recebi um convite para estudar sobre o funcionamento do detector CMS, localizado no CERN – Suíça/ França, o intuito principal da visita era aprender mais sobre a parte eletrônica dos subdetectores, detectores e também estreitar laços entre a Unifei e o Centro de Pesquisas Europeu. Desde então, comecei minha busca por patrocinadores interessados em me ajudar a concretizar esse objetivo, a  busca não foi fácil, mas  após alguns dias recebi a noticia de que a FTS estaria pronta para me ajudar.

Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal , quando sai do Brasil tinha certeza de que voltaria com respostas sobre quais rumos tomar em minha carreira profissional, mas quando voltei , o que mais eu tinha eram dúvidas, e não eram relacionadas ao conteúdo que aprendi lá, já que a equipe do Prof. Alberto Santoro foi extremamente eficiente em me ensinar sobre o trabalho deles, mas as dúvidas eram em relação a minha carreira, pois após ter tido contato com profissionais tão excepcionais e ter recebido tantos feedbacks  e pontos de vistas , as  opções de carreira só aumentaram e me senti um pouco perdida meio a tanta informação. Hoje posso dizer que além de ter aprendido conteúdo acadêmico, também pude aprender sobre crescimento pessoal e profissional.

Com o apoio do Professor Vitório (IFQ) , pudemos estabelecer estratégias para tirar o máximo proveito e conhecimento  dessa experiência. Atualmente , estamos trabalhando em formas para estreitar os laços entre os alunos da UNIFEI e as oportunidades no LHC/CERN, e tudo isso só foi possível graças ao empenho e comprometimento da Fundação Teodomiro Santiago,  a qual vem acreditando no potencial dos jovens.

Ana Kauane