Eng. José Benedito Mota Junior

É com muita satisfação que a FTS parabeniza o diplomado da UNIFEI José Benedito Mota Junior, engenheiro eletricista da turma de 1988, por ter sido agraciado com a Ordem do Rio Branco em cerimônia no Palácio do Itamaraty no dia 08 de dezembro de 2021.

A Ordem do Rio Branco foi instituída em 5 de fevereiro de 1963 e reconhece a atuação de brasileiros e estrangeiros em diversas áreas, além de estimular a prática de ações dignas de reconhecimento e menção honrosa. 

José Benedito Mota Júnior é mineiro, nascido em 11/04/1966 na cidade de Cristina/MG, filho de Dona Maria das Dores Fernandes Mota e Seu José Benedito Mota. Casado com Rosemary Rigo Mota, tiveram os filhos Raphael Eduardo Rigo Mota e Diego Luiggi Rigo Mota.

Diplomado como Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em 1988, recebeu seu diploma de Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em2002.

Além disso, possui Especialização em Sistemas Elétricos (CESE) pela UNIFEI em 1998, Pós-graduação em Automação Controle e Supervisão do Processo Elétrico Baseado na Norma IEC 61850 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná –UNIOESTE/PR, concluída em 2010 e MBA em Gestão Estratégica de Empresas, Nível de Especialização, do Programa FGV Management, realizado no Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE em Curitiba, concluída em 2017.

José Benedito trabalha na Itaipu Binacional desde 1990, inicialmente como engenheiro da Superintendência de Manutenção e posteriormente da Superintendência de Operação da Itaipu Binacional, onde com o tempo passou a desempenhar cargos de gestão.  Atualmente é Superintendente de Operação da Itaipu Binacional, envolvido com todo o processo de planejamento, programação e execução da operação da Usina de Itaipu, nas áreas elétrica, hidrológica e energética, incluindo as ações de tempo real.

É membro do Cigré Brasil, comunidade global colaborativa para a criação e compartilhamento de conhecimento do sistema de energia.

Importante complementar que seu filho Raphael se formou em Engenharia de Produção pela UNIFEI em 2017 e o Diego está se formando em Medicina pela Universidade Positivo em Curitiba em 2021. Bons frutos de árvore boa!  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *