PROJETO GARANTA UM FUTURO – PGF

 

Histórico PGF – 2005 até 2016

O objetivo do PGF é apoiar os estudantes da UNIFEI, no intuito de melhorar o desenvolvimento acadêmico, sobretudo de alunos carentes, por intermédio de auxílio financeiro para alimentação, saúde, habitação e despesas de manutenção.

Este convênio, firmado entre a UNIFEI, FTS e AD-UNIFEI , vinha sido conduzido desde 2005. O Programa teve um bom crescimento nos 3 primeiros anos. A partir de 2008  o Governo Federal através do PNAES- Plano Nacional de Auxilio aos Estudantes iniciou uma distribuição de bolsas para alunos carentes e assim o PGF passou a não ser prioritário para a UNIFEI. Em 2009 foram distribuídas um número reduzido de bolsas  aguardando o ano de 2010 que seria um ano eleitoral, onde o projeto PNAES poderia ser descontinuado, voltando então o PGF a ser necessário para a UNIFEI.

Com as condições de contorno não foram alteradas, em 2010 foi distribuídas um número reduzido de bolsas e de 2011 a 2014 não foi distribuídas nenhuma bolsa pelo PGF. O Grupo Gestor do Programa se reuniu algumas vezes na tentativa de encontrar uma solução para o problema, pois continuava a captação das doações sem a equivalente distribuição de bolsas. Este programa tinha desde a sua criação além dos objetivos já definidos, o de difundir na família de ex-alunos o espirito de doação, como forma de contribuir para a melhoria da UNIFEI, a exemplo do que se vê nos EUA e na Europa. Por esta razão foram mantidas as doações até que uma nova alternativa fosse viabilizada.

O Ano de 2015 foi bastante complicado para as Universidades Federais, que tiveram no início do ano um corte nos seus orçamentos, originando a necessidade de distribuição de bolsas pelo PGF. Considerando que o Convênio com a Universidade estava vencido e portanto sem valor, a Diretoria da FTS em conjunto com a Presidência da AD-UNIFEI, se reuniu por várias vezes com o departamento de graduação e com o departamento de  assistência ao Estudante da UNIFEI para encontrar a melhor forma de participação do PGF na distribuição de bolsas. Os critérios anteriormente estabelecidos pelo PGF não tinham como ser atendidos dentro da realidade atua da UNIFEI. O número de alunos carentes aumentou sensivelmente em função dos novos critérios de entrada de alunos nas universidades federais e como consequência torna-se cada vez mais complexo a seleção e acompanhamento dos mesmos. O rendimento destes alunos diminui a cada ano que passa razão da dificuldade de enquadrá-los dentro dos critérios anteriormente definidos.

Procurando atender assim a UNIFEI, principalmente aqueles alunos que entram nas últimas chamadas, no ano de 2015 e 2016 foram distribuídos cerca de 60 bolsas no valor de R$ 1.600,00 para cada aluno, pagas em oito prestações de R$ 200,00 cada uma.

A FTS junto com a AD-UNIFEI, parceiras mais preocupadas com este projeto, administram a conta corrente n° 18.231 da Agência 0308-5 do Banco do Brasil de Itajubá e garantem o uso dos recursos de forma mais compatível com os princípios do programa.

O  coordenador deste programa é o  Engenheiro Rubens Pinto Pinheiro que segue as propostas inicias de não fazer uso destes recursos para outros fins além daquelas definidas no programa, mesmo sem as orientações do Grupo Gestor, ouvindo sempre a diretoria da FTS, seu Conselho Curador e a Diretoria da AD-UNIFEI.

Em 2016 o programa investiu na compra da sala comercial n° 41 do Edifício Comercial localizado na Rua Major Belo Lisboa, n°22 o valor total de R$135.748,69 sendo R$ 130.000,00 na compra da sala, R$ 1.035,69 no pagamento do condomínio mais energia elétrica no período, R$ 4.713,00 no pagamento do ITBI e taxas de cartório de regularização do imóvel.

A dificuldade maior é que o governos adota a filosofia de que a bolsa é uma doação, e sendo assim não há nenhuma contrapartida e nenhuma exigência a não ser a frequência dos cursos

Histórico PGF – 2017-2018

Em 2017 houve a mudança da Gestão da FTS, sendo oficialmente empossada a nova gestão em Setembro de 2017.

A Atual diretoria da FTS foi informada através de um relatório de passagem de serviços que o do programa estava fora do ar e não havia condições de atualizá-lo corretamente, que o PGF não paga nenhuma taxa a FTS e que além das doações a alunos carentes, taxas bancárias e pagas também o salário do estagiário que cuida do recebimento do PGF no valor atual de R$ 400,00.

No dia 31/12/2017 o programa tinha na conta corrente o valor de R$ 124.003,05 e emprestado para a nova gestão da FTS o valor de R$ 11.109,00 para fazer frentes a despesas dos meses subsequentes a posse da nova diretoria, uma vez que o saldo deixado em conta corrente para administração da FTS foi somente  de R$ 62,27.

Com a término do Contrato do Estagiário em 2017, esta gestão decidiu  efetivar um novo funcionário , então  em Janeiro de 2018 foi contratada  mais uma secretaria para trabalhar exclusivamente para o PGF,  auxiliar em outros serviços administrativos e coordenar o novo  programa de arrecadação direta para a FTS denominado Onda 11k, lançado em Julho de 2018. Para pagamento da mesma é descontado mensalmente R$ 600,00 da arrecadação do Programa na conta do Banco do Brasil.

Em Maio de 2018 foi assinado o convênio com a UNIFEI de R$ 138.000,00 para distribuição de 20 bolsas de R$300,00 mensais, durante 23 meses e em Setembro de  2018 foi paga a Quinta parcela.

Em 30/09/2018 o saldo no programa PGF é de R$ 111.474,58.

Em Junho de 2019 foi empossada nova diretoria na FTS porém alinhada com os compromissos da gestão anterior.

Até Junho de 2019, a FTS já distribui 297 bolsas do convênio assinado totalizando R$ 89.100,00, ou seja, 64,56% do valor do convênio.

Em 30/06/2019 o saldo no programa PGF é de R$ 72.469,32.