Em 2021, cinco estudantes foram contemplados com o auxilio do PGF, sendo 4 estudantes de graduação de Itajubá – uma de engenharia de produção, uma de engenharia ambiental, uma de química bacharelado, um de engenharia de controle e automação e um estudante de graduação de Itabira no curso de Engenharia de Computação. Todos estes alunos foram selecionados por meio do edital para ingresso no Programa de Assistência Estudantil (PAE) da diretoria de assuntos estudantis (DAE) da Unfei.
As condições de participação no PAE são: estar regularmente matriculado e frequente nos cursos de graduação presenciais e possuir comprovadamente renda familiar bruta per capta não excedente a 1,5 salário mínimo vigente.
Existem algumas condições para suspensão do auxílio , dentro delas, esta a reprovação por frequência e a matrícula em menos de 12h semanais de curso integral e 10h semanais para curso noturno.
Como os recursos destinados pelo Governo Federal ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) não são suficientes para atender todos os estudantes que necessitam e solicitam os auxílios da DAE, os primeiros excedentes da classificação são atendidos pelo PGF da FTS, daí a importância deste programa para a Unifei.
Abaixo vamos conhecer um pouco do perfil da aluna de Engenharia Ambiental.
Ela esta cursando o último semestre da graduação e fala com propriedade sobre suas áreas favoritas: resíduos sólidos, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Na área de resíduos sólidos, desenvolveu uma Iniciação Científica sobre o Potencial energético a partir da geração de biogás de digestão anaeróbica de resíduos da extração de azeite de oliva no Brasil. Ela ressalta a importância da gestão dos resíduos, fornecendo alternativas diferentes das convencionais para uma destinação ambientalmente adequada. A Aluna participou de projetos importantes durante a graduação: Engenheiros Sem Fronteiras, Projeto Semestral na Ball Corporation e PET – Programa de Educação Tutorial Engenharia Ambiental.
A Estudante afirma que a Bolsa da FTS foi de fundamental importância para a sua permanência na Unifei, pois contribuiu nas despesas educacionais, moradia, transporte e alimentação. Ela classificou o auxílio como uma forma de incentivo e permanência na Unifei.
A estudante agradece todos os ex-alunos e parabeniza a todos pelo excelente trabalho da FTS e do DAE e da reitoria de Extensão da UNIFEI.
A FTS agradece o apoio dos 103 ex-alunos doadores, número pífio perto do nosso contigente que hoje ultrapassa 12 mil.
Abaixo algumas mensagens que os estudantes beneficiados deixaram para os ex-alunos da UNIFEI. Assim podemos ter a dimensão da relevância desse projeto na vida dos alunos sobretudo de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“ Acho de grande valia o PGF, porque só com a ajuda de apoiadores consigo me manter na Universidade, bem como outros alunos. Fico imensamente grata, de coração e num futuro, espero que eu consiga ser uma apoiadora para ajudar outros alunos como eu. Muito Obrigada!”
“ Acredito que a Educação é a ferramenta mais poderosa para aqueles que querem impactar o mundo de forma positiva, e os apoiadores da FTS contribuem com esse impacto. Agradeço pelo apoio e espero também poder contribuir em alguns anos”.