A assinatura de lei pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso com a criação da Universidade Federal de Itajubá em 24 de abril de 2002 era a concretização de um sonho acalentado desde 1993, durante a gestão do professor Fredmark Goncalves Leão, tendo continuidade na gestão do professor Jose Carlos Goulart de Siqueira, que mais tarde, em abril de 2002 se tornaria o primeiro Reitor da UNIFEI.
O projeto enviado em 1998 era resultado de um programa de reestruturação envolvendo toda a escola, que tinha por objetivo otimizar os recursos materiais e humanos da EFEI, para atender demandas do mercado de trabalho, sem precisar de dotação de recursos.
No entanto, o projeto não teve resposta imediata, e foram necessários vários meses e o apoio de empresários e autoridades públicas, e, conforme o professor Goulart afirmou ter sido fundamental para o bom desenlace do processo em 2002, com a intervenção do respeitado empresário paulista, Antonio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim.
Em 2004, assumiu a reitoria o professor Renato de Aquino Faria Nunes, tendo como vice-reitor o professor Paulo Shigueme Ide sendo reeleitos até 2012, quando assumiu a reitoria o professor Dagoberto Alves de Almeida até 2020, sendo atualmente Reitor o Professor Dr. Edson da Costa Bortoni.
Como parte das solenidades para comemoração dos 20 anos da Universidade, a Fundação Theodomiro Santiago promoveu um jantar ocorrido no Clube Itajubense, com a participação do Reitor professor Dr. Edson da Costa Bortoni e sua familia e diversos ex-alunos e suas famílias, ocasião em que o presidente da Fundação, o ex-aluno Benedito Antunes da Silva Filho, proferiu um discurso ressaltando o entrelaçamento entre a cidade de Itajubá, o Clube Itajubense e a criação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, atual UNIFEI, conforme abaixo:
“No passado, o município de Itajubá e Clube Itajubense formaram quase sempre uma entidade única, tal a perfeita simbiose que nestes últimos cem anos caracterizou suas existências. No nosso livro – UNIFEI 100 anos de história na página 54, de acordo com o historiador Armelin Guimaraes, em 1904 houve um debate no Clube Literário e Recreativo Itajubense, atual Clube Itajubense, sobre a viabilidade de se criar um colégio no município. Participaram o pai do Dr. Theodomiro, que presidiu o encontro e outras figuras proeminentes, entre os quais Luiz Dias Pereira e Antonio Maximiano Xavier Lisboa. Após 2 anos deste debate, o Ginásio de Itajubá foi inaugurado e dirigido pelo Dr. Belarmino de Menezes, Bisavô do nosso Ex-aluno Fernando de Menezes, que deixou um excelente legado para a futura direção do Dr. Theodomiro Santiago que assumiu a direção em 1910. O Dr. Belarmino de Menezes é homenageado dando o nome a rua que é parte da BR459 entre a Escola Estadual Major Joao Pereira e o Posto Pirulito.
O Ginásio de Itajubá funcionou na casa do Capitão Joao Jose Rennó, onde depois foi construído o Cine Apolo, e agora existe o edifício Eulálio Pinto, nome dado em homenagem ao idealizador do Cine Apolo que foi inaugurado em 1927, com capacidade para mil pessoas. Em 1912 foi inaugurado um curso de eletricidade no antigo Ginásio de Itajubá e daí surgiu o embrião do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, o IEMI, o que nos possibilita hoje brindarmos aos 108 anos de existência da UNIFEI e 20 anos como Universidade.
Na página 308 do Livro Unifei 100 anos de História, no capítulo sobre a transformação da escola em universidade, há uma foto que gostaria de atualizar e convido aqui na frente ex-prefeito José Francisco Marques Ribeiro, o ex-Reitor José Carlos Goulart de Siqueira, ex-Vice-reitor Felício Barbosa Monteiro e o nosso Diretor Administrativo da Fundação Theodomiro Santiago, Sergio Miranda Carneiro, para que possamos atualizar a foto para postagem no site e demais plataformas da FTS.”
Foto da cerimônia de criação da Universidade Federal de Itajubá em 24 de abril de 2002 com a presença do prefeito de Itajubá José Francisco Marques Ribeiro, Reitor José Carlos Goulart de Siqueira, Vice-reitor Felício Barbosa Monteiro e representante do MEC.
Recriação da Foto 20 anos mais tarde, durante o Jantar comemorativo de 20 anos da UNIFEI com a presença do ex-prefeito José Francisco Marques Ribeiro, ex-Reitor José Carlos Goulart de Siqueira, ex-Vice-reitor Felício Barbosa Monteiro e Diretor Administrativo da Fundação Theodomiro Santiago, Sergio Miranda Carneiro.