Month: Janeiro 2024
Gostaram da introdução sobre a Unifei?
Dia Internacional do Obrigado
Dia 11 de janeiro celebramos o Dia Internacional do Obrigado, uma data que nos lembra de sermos gratos por tudo o que vivemos, conquistamos e também sentimos. Esta data foi criada nas redes sociais e ganhou muitos adeptos.
O gesto de agradecer parece algo simples, mas a palavra “obrigado”, pode fazer a diferença no dia de alguém, ser grato pelas coisas é também uma bela maneira de viver a vida.
Nota de Falecimento
Amigos, nosso Querido Prof. Fredmarck faleceu nesta madrugada.
Que Deus o receba no céu.
Prezados, a pedido da família, informo o falecimento do prof Fredmark. O velório será no AARO, prédio central da UNIFEI próximo a Matriz Soledade, sepultamento às 16 horas.
A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-professor Fredmarck Gonçalves Leão, ocorrido hoje, dia 08 de janeiro de 2024. Neste momento de dor, a UNIFEI se solidariza com os familiares deste honroso membro da nossa comunidade acadêmica, que também foi aluno e diretor por muitos anos da nossa Instituição.
O corpo está sendo velado no Auditório Antônio Rodrigues D’Oliveira (AARO), no Complexo Histórico e Cultural da UNIFEI e seguirá para enterro às 17h no Cemitério Paroquial.
O professor Fredmarck será sempre lembrado pela sua dedicação, por seu amor pela UNIFEI e por sua memória impressionante, que nos contemplava com muitas e detalhadas histórias de nossa universidade.
Edson da Costa Bortoni, Reitor da UNIFEI, se manifestou sobre a perda do ilustre professor: “O professor Fredmark me inspirou profundamente, principalmente quando se trata de envidar todos os esforços pessoais para benefício da nossa universidade. Seus relacionamentos e inserções profícuas em Brasília sempre nortearam minhas ações. Nossa instituição sempre cresceu em cada uma das suas três gestões como Diretor Geral. Ser humano humilde, simples e um articulador determinado, hábil e inteligente. Sabia buscar recursos para nossa UNIFEI como poucos. Tive a oportunidade de ter sido seu aluno, quando esse espírito proativo sempre nos era passado. História viva, sempre participava dos eventos cívicos de nossa universidade. Me lembro, com muita emoção, de suas intervenções durante as aposições de flores no mausoléu de Theodomiro Santiago, durante as festividades de aniversário de nossa instituição, quando sempre trazia experiências e informações diferentes, em suas falas eloquentes. Sempre teremos saudades ao nos referir ao Prof. Fredmark, por tudo que fez pela nossa instituição.”
Fredmarck foi Monitor de Ensino das cadeiras de Construções de Máquinas e de Construções Eletromecânicas e concluiu sua graduação no então Instituto Eletrotécnico de Itajubá (IEI) em 1957.
Ingressou como docente na então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (EFEI) em 28 de fevereiro de 1961, no cargo de Professor Catedrático de Tecnologia – I, e aposentou-se voluntariamente em 31 de outubro de 1989. Em 01 de novembro de 1989 foi aprovado no concurso público e exerceu atividades de docência até 16 de outubro de 2001, quando foi aposentado compulsoriamente. Em 1975, obteve o título de Doutor e Livre-Docente, conferido por recomendação da Egrégia Congregação da UNIFEI.
Durante sua carreira na Universidade, além de ter sido Diretor por quatro mandatos (de 04 de junho de 1970 a 03 de junho de 1974, de 18 de outubro de 1982 a 17 de outubro de 1986 e de 24 de outubro de 1990 a 23 de outubro de 1994), ocupou os cargos de Chefe do Gabinete do Diretor do IEI, de 1963 e 1964, foi Presidente da Comissão de Capacitação de Docentes de 1975 a 1978, foi Chefe do Laboratório de Química do Departamento Básico em 1978, Chefe do Departamento de Ciências Auxiliares de 1980 a 1982 e Chefe de Gabinete da Diretoria-Geral da EFEI de 29 de janeiro a 16 de outubro de 2001.
Além de sua atuação na UNIFEI, o professor Fredmarck foi fundador e reitor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí/MG; foi presidente da Fundação Theodomiro Santiago (FTS); lecionou na Escola Técnica Padiã Calógeras em Volta Redonda- RJ; foi Inspetor Federal da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt); participou dos trabalhos do Ciclo de Conferências sobre Segurança Nacional e Desenvolvimento; representou a UNIFEI junto à Associação Brasileira do Ensino da Engenharia (ABENGE); foi porta-voz da Diretoria para assuntos relativos ao processo de transformação da EFEI em UNIFEI; participou dos trabalhos do Ciclo de Extensão em Ciência e Tecnologia do Brasil; foi membro da Comissão de Especialistas do Ensino de Engenharia do Ministério da Educação e Cultura; representou a UNIFEI nos trabalhos referentes à elaboração da Lei Orgânica do município de Itajubá; foi conselheiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG); diplomado no Curso Superior de Guerra (Curso de Altos Estudos de Política e Estratégias), foi Coordenador da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Itajubá; presidente do Conselho de Diretores das Instituições de Ensino Superior Federais Isoladas (CODESFI), membro do Conselho de Curadores da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, na qualidade de representante do Ministério da Educação e do Desporto; e participou de diversas conferências e seminários, e publicou trabalhos na área de Tecnologia.
Fonte: https://unifei.edu.br/blog/nota-de-pesar-professor-fredmarck-goncalves-leao/