Eng° Luiz Augusto Horta Nogueira

No dia 08 de dezembro, o engenheiro Luiz Augusto Horta Nogueira, professor aposentado da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e presidente da Sociedade de Bioenergia (SBE), recebeu a Comenda da Ordem de Rio Branco, no grau de Oficial, no Palácio do Itamaraty, em Brasília – DF.

 A cerimônia promovida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) para a entrega das insígnias contou com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e de diversas autoridades civis e militares. Além do professor da UNIFEI, diversas outras personalidades foram agraciadas com a comenda, de acordo com o decreto publicado na edição de número 222/2021 do Diário Oficial da União, disponível on-line em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decretos-de-25-de-novembro-de-2021-362612613  

Em contato com a Secretaria de Comunicação (SECOM) da UNIFEI, o professor Horta disse estar muito honrado com a concessão da comenda. “Considero uma honra esse reconhecimento, para mim e todos meus companheiros de trabalho, professores e alunos, pelos estudos que desenvolvemos em temas energéticos, especialmente em bioenergia e eficiência energética, aplicados à realidade brasileira e regional. E como todo reconhecimento, é também um estímulo para seguirmos adiante. Há ainda muito o que fazer. Sou grato à UNIFEI, à qual estou vinculado desde 1979, por nos conceder condições para produzir algo que acredito ser de interesse para nossa sociedade e nosso ambiente. É muito importante expandir a racionalidade na produção e uso de energia”, expressou-se o professor Horta.

O homenageado

 Luiz Augusto Horta Nogueira possui graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FEG-UNESP), em 1978; mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1981; especialização em Economia da Energia pela Fundación Bariloche em 1985, e doutorado, também pela UNICAMP, em 1987.

 Foi diretor técnico da Agência Nacional do Petróleo, de 1998 a 2004, e catedrático do Memorial da América Latina, em São Paulo, em 2007. Atuou como cientista visitante na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, em 1997 e 1998; na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em 2008, e na Agência Internacional para Energias Renováveis (IRENA), em 2018.

 Desde 1979, lecionou Termodinâmica e disciplinas relacionadas a Sistemas Energéticos na UNIFEI, onde aposentou-se em 2013 como professor titular do Instituto de Recursos Naturais (IRN). Atualmente, o professor Horta é docente voluntário nos cursos de pós-graduação do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE) e desenvolve estudos junto ao Centro de Excelência em Eficiência Energética (EXCEN) da UNIFEI.

Professor Horta é presidente, na gestão 2017-2021, da Sociedade de Bioenergia, uma entidade acadêmica, e atua em estudos técnicos, econômicos e ambientais de sistemas energéticos, principalmente relacionados à cogeração, bioenergia (etanol, biodiesel e bioeletricidade) e eficiência energética nos usos finais, áreas nas quais possui artigos e livros publicados. Seus trabalhos podem ser acessados em:

https://scholar.google.com.br/citations?user=7hfi3HEAAAAJ&hl=pt-BR.

A Ordem de Rio Branco

Segundo informações do MRE, “a Ordem de Rio Branco foi instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção”.

 A Ordem é dividida em dois Quadros – Ordinário e Suplementar. O primeiro, com vagas limitadas, reúne os diplomatas brasileiros da ativa e o segundo congrega os diplomatas aposentados e todas as demais pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que venham a ser agraciadas com a Ordem.

 Outras informações sobre a Ordem de Rio Branco podem ser consultadas em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cerimonial/ordem-de-rio-branco

Eng. José Benedito Mota Junior

É com muita satisfação que a FTS parabeniza o diplomado da UNIFEI José Benedito Mota Junior, engenheiro eletricista da turma de 1988, por ter sido agraciado com a Ordem do Rio Branco em cerimônia no Palácio do Itamaraty no dia 08 de dezembro de 2021.

A Ordem do Rio Branco foi instituída em 5 de fevereiro de 1963 e reconhece a atuação de brasileiros e estrangeiros em diversas áreas, além de estimular a prática de ações dignas de reconhecimento e menção honrosa. 

José Benedito Mota Júnior é mineiro, nascido em 11/04/1966 na cidade de Cristina/MG, filho de Dona Maria das Dores Fernandes Mota e Seu José Benedito Mota. Casado com Rosemary Rigo Mota, tiveram os filhos Raphael Eduardo Rigo Mota e Diego Luiggi Rigo Mota.

Diplomado como Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em 1988, recebeu seu diploma de Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI em2002.

Além disso, possui Especialização em Sistemas Elétricos (CESE) pela UNIFEI em 1998, Pós-graduação em Automação Controle e Supervisão do Processo Elétrico Baseado na Norma IEC 61850 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná –UNIOESTE/PR, concluída em 2010 e MBA em Gestão Estratégica de Empresas, Nível de Especialização, do Programa FGV Management, realizado no Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE em Curitiba, concluída em 2017.

José Benedito trabalha na Itaipu Binacional desde 1990, inicialmente como engenheiro da Superintendência de Manutenção e posteriormente da Superintendência de Operação da Itaipu Binacional, onde com o tempo passou a desempenhar cargos de gestão.  Atualmente é Superintendente de Operação da Itaipu Binacional, envolvido com todo o processo de planejamento, programação e execução da operação da Usina de Itaipu, nas áreas elétrica, hidrológica e energética, incluindo as ações de tempo real.

É membro do Cigré Brasil, comunidade global colaborativa para a criação e compartilhamento de conhecimento do sistema de energia.

Importante complementar que seu filho Raphael se formou em Engenharia de Produção pela UNIFEI em 2017 e o Diego está se formando em Medicina pela Universidade Positivo em Curitiba em 2021. Bons frutos de árvore boa!